Pesia e loucura são tema do Sarau das Artes

A proposta do Sarau das Artes é reunir convidados e público, a cada edição, em torno de um tema. Os saraus, que acontecem todos os meses na varanda da Reitoria, são sempre temáticos e, neste mês, o tema será ‘Loucura’. O evento acontecerá dia 31 de julho, das 18h às 21h, na Varanda do Centro de Artes da UFF, em Icaraí. Segundo o curador Gilberto Gouma, a ideia é ter um amplo painel, com múltiplas expressões artísticas em torno da poesia falada, escrita, imagética, performatizada, cantada ou dançada, para que o público fique imerso nas sensações que a poesia estimula, proporcionando momentos de evasão e reflexão.

Esta edição do Sarau das Artes terá como patrono o poeta e escritor francês Antonin Artaud, que também é reconhecido por seus trabalhos como ator, dramaturgo e diretor de teatro. Em 1937, após ser preso, Artaud foi tido como louco, e acabou internado em vários manicômios franceses, cujos tratamentos são hoje duvidosos. Ao longo de quase uma década ele foi submetido a tratamentos de eletrochoque que lhe prejudicaram a memória, o corpo e o pensamento. Seus trabalhos incluem ensaios e roteiros de cinema, pintura e literatura, além de diversas peças de teatro, inclusive uma ópera. Artaud foi encontrado morto em seu quarto no hospício do bairro de Ivry-sur-Seine em 1948.

Também será homenageado o poeta e romancista cearense Mano Melo. Ele interpreta seus poemas em teatros, tevês, rádios, bares, centros culturais, ciclos de poesia e congressos literários, até mesmo em praças e praias. Com sua poesia, Mano Melo já se apresentou em todo o Brasil. Publicou oito livros de poesia e um romance, ‘Viagens e Amores de Scaramouche Araújo’. Formado como ator pelo Conservatório Nacional de Teatro, participou de vários filmes, peças de teatro e novelas.

O Centro de Artes da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =