Perfídia – Festival de performance e novas mídias

Acontece pela primeira vez em Niterói, nos dias 4, 5 e 6 de março (quinta a sábado), com todas atividades virtuais e gratuitas, o Perfídia – Festival de performance e novas mídias, diretamente do Museu de Arte Contemporânea (MAC). O evento será online com transmissões ao vivo através do site e do canal de Youtube do Festival Perfídia https://www.plataformaperfidia.com/ e https://www.instagram.com/plataformaperfidia/ .

A realização e produção é assinada pela Neociclo Cultural e além das performances, o festival também vai contar com atividades formativas (_compartilhamentos e _perfidiaLAB), uma mostra de _videoperformances e o _perfidinha, trazendo pela primeira vez uma atividade voltada para crianças e suas famílias.

A proposta do evento é promover o trabalho de criadores que navegam entre as artes da presença – teatro, dança, performance, música ao vivo, intervenções urbanas, etc. – e as artes digitais – vídeo, som eletrônico, luz, projeções, mappings, circuit bendings, gambiarras, instalações interativas, entre outras infinitas possibilidades.

É um festival itinerante criado pelos artistas Luciana Ramin e Otávio Oscar, que querem articular parcerias com agentes culturais de diversos territórios Brasil afora para ocupar de forma criativa as cidades e valorizar o potencial dos artistas locais. As primeiras edições aconteceram no estado de São Paulo, na cidade de São José do Rio Preto (2017), e na capital (2019), ocupando o bairro da Luz, região de alta vulnerabilidade social conhecida como ‘cracolândia’.

A curadoria do evento será focada na cena fluminense, uma vez que a valorização dos artistas locais é uma das filosofias que marcam a itinerância do Perfídia. A vinda à cidade é realizada pela produtora cultural niteroiense Carol Rodriguez, a partir de sua percepção do potencial de uma proposta como essa na região, onde muitos artistas da nova geração vêm experimentando e inovando com o uso das tecnologias digitais.

Diante do cenário de pandemia, que se estende em 2021, toda a programação do Perfídia será realizada de forma virtual, através do Youtube do festival. E no sábado, com uma programação de performances transmitidas ao vivo direto da área externa do MAC, os espectadores poderão curtir o fim de tarde e a noite de sábado regados a performances de vídeo mapping (projeção de vídeo mapeada) na arquitetura do museu, acompanhadas por artistas autorais da música eletrônica, em variadas vertentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 2 =