Peça infantil na UFF terá tradução em Libras

Concebido pela companhia hispano-brasileira La Casa Incierta, o espetáculo ‘A Gruta da Garganta’ é uma obra lírica, destinada ao público de crianças entre zero e cinco anos, terá sessões com entrada gratuita nos dias 3 e 4 de novembro, às 11h e 16h, no Teatro da UFF. Com tradução para Libras, as apresentações encerram a série de espetáculos em 2018.
A peça aborda o surgimento da linguagem humana. A montagem é uma criação inédita de teatro lírico, que leva o espectador a uma aventura no interior do corpo humano para abordar, de maneira poética e onírica, o princípio da voz e do som. Essa trajetória, desde os primeiros balbucios até o domínio da comunicação verbal, é apresentada tal qual uma ópera, com canto e música. De acordo com Clarice Cardell, uma das diretoras da companhia e atriz, “a Gruta da Garganta representa um canto poético sobre os laços invisíveis entre os seres humanos”.

É na gruta da garganta que bebês e adultos compartilham a cada respiração. “O espetáculo evoca a dificuldade do ser humano de viver isolado e nossa necessidade por comunicação. E as pessoas têm, desde que nascem, as ferramentas para criar relacionamentos e para ter o entendimento da comunicação”, explicou Carlos Laredo, diretor da peça e da companhia La Casa Incierta. Após a segunda sessão do primeiro dia de apresentações (3 de novembro, sábado, às 17h) a companhia organizará uma palestra sobre processo criativo e a arte e a primeira infância, também com entrada gratuita ao público.

La Casa Incierta já apresentou seus espetáculos em mais de 10 países. Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell. Ao longo dos anos, a companhia gerou um repertório de inúmeras criações e atividades artísticas, além de conferências e workshops para crianças, adolescentes, pais e professores. Em sua trajetória, La Casa Incierta tem trabalhado e pesquisado uma linguagem poética em busca das capacidades infinitas com que nascem os seres humanos. Seus espetáculos foram apresentados em países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Martinica, Portugal, Israel, Finlândia e em diversas cidades do Brasil.

Além das apresentações, também será realizada uma oficina sobre o processo criativo e a arte, relacionados com a primeira infância, para o público interessado nas artes e na educação infantil voltadas para a faixa etária de zero a seis anos. Ministrada pelos diretores da companhia, Carlos Laredo e Clarice Cardell, a oficina ocorrerá no Centro de Artes UFF, dia 1 de novembro, das 9h às 12h30.

A classificação etária é livre e o Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *