‘Passeio Ciclístico Outubro Rosa’ percorre ruas do Centro e Zona Sul de Niterói

Cerca de 120 pessoas participaram da pedalada

A orla de Niterói foi palco, neste sábado (30), do ‘Passeio Ciclístico Outubro Rosa’, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. O evento contou com a presença do prefeito Axel Grael, que fez questão de percorrer todo trajeto, saindo da ciclovia da Avenida Marquês do Paraná e terminando na Praça do Rádio Amador, em São Francisco.

Ao longo do passeio, o grupo passou pelas principais ciclovias e ciclofaixas da cidade, tais como a da Estrada Leopoldo Fróes e da Praia de São Francisco. Na ocasião, o prefeito lembrou que o município já conta com 48 quilômetros de malha cicloviária e vai ganhar mais 60 com a implantação do sistema cicloviário da Região Oceânica, já em fase de implementação.

“É muito interessante termos unido nessa pedalada duas causas tão importantes: a do combate ao câncer de mama e a agenda da mobilidade urbana. Nós passamos por trechos de malha cicloviária que possibilitam e dão segurança aos trajetos feitos com bicicleta. Foi um encontro para fechar esse mês de outubro, que ficou marcado, por exemplo, pelo lançamento do Niterói Mulher, um programa voltado para a prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero”, destacou Axel.

Passeio reuniu cerca de 120 ciclistas na manhã deste sábado

Fabrícia Farias, de 42 anos, comenta que começou a pedalar recentemente. Ela relata que, atualmente, costuma acompanhar um grupo de ciclistas que realiza passeios até a Região Oceânica.

“Eu tinha muito medo de andar de bicicleta em Niterói, medo do trânsito. O que vem dando segurança, me incentivando, é a implantação das ciclovias. Me sinto mais tranquila para pedalar”, contou.

Antes do início do passeio foi prestada homenagem a um dos fundadores do ‘Projeto Outubro Rosa Niterói’, o fisioterapeuta Paulo Gonçalves, que faleceu em setembro deste ano.

“O Outubro Rosa Niterói acontece há 10 anos, como uma campanha de grande importância para a cidade. O câncer de mama é uma doença que pode ser tratada quando o diagnóstico é precoce. O que fizemos nessa pedalada foi chamar atenção para a importância da prevenção, lembrar às pessoas que façam seus exames”, afirmou Karla Barcellos, ativista e amiga de Paulo.

O ‘Passeio Ciclístico Outubro Rosa’ foi realizado pelo Projeto Fika Cultural, em parceria com a Niterói Experience e contou com apoio da prefeitura de Niterói (através do Niterói de Bicicleta, Nittrans e CODIM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.