Passeio ciclístico fecha campanha de prevenção ao câncer de próstata

Depois de um mês de várias atividades para alertar os homens com mais de 40 anos sobre o câncer de próstata, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã do último sábado, o Passeio Ciclístico Novembro Azul, de prevenção e conscientização contra a doença. A campanha também abordou prevenção ao diabetes.

O coordenador do Programa de Saúde do Homem, Lourival Lopes de Moraes, faz um balanço positivo sobre a conscientização realizada em Quissamã e reforça o alerta ao público masculino para que realize os exames anualmente.

“Realizamos o Passeio Ciclístico como mais uma forma de conscientizar os homens a se cuidarem. A divulgação é muito importante porque alerta as pessoas sobre a doença. A população masculina precisa levar mais a sério a necessidade de se cuidar, principalmente contra o câncer de próstata”, afirma.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que todos os homens a partir de 40 anos de idade façam anualmente os exames que podem detectar o câncer de próstata, visando iniciar o tratamento o mais cedo possível em casos positivos da doença. Os exames feitos são o de toque retal e de sangue (PSA).

Além do Passeio Ciclístico Novembro Azul, o Programa de Saúde do Homem realizou Caminhada e também salas de espera, orientando os homens sobre a doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + dezenove =