Paralimpíada: Brasil é prata na esgrima

O Brasil continua forte na briga por medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Os atletas brasileiros avançaram de fase em modalidades como o tênis de mesa e, além disso, Jovane Guissone conquistou a prata na esgrima em cadeira de rodas, em final realizada na manhã desta quinta-feira (26), horário de Brasília..

O esgrimista chegou à semifinal após superar o iraquiano Ammar Ali nas quartas e, à final, ao derrotar o britânico Dimitri Coutya . A final contra Alexander Kuzyukov, do Comitê Paralímpico Russo, começou às 7h30 desta quinta. Contudo, o brasileiro, que foi ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, acabou superado pelo placar de 15 a 8.

Natural da cidade de Barros Cassal, Jovane é o dono das duas únicas medalhas paralímpicas na história da esgrima brasileira. No feminino, Carminha de Oliveira foi eliminada na espada individual categoria A (atletas com mobilidade no tronco; amputados ou com limitação de movimento). A paranaense de Foz de Iguaçu perdeu as quatro lutas que realizou.

A mesa-tenista brasileira Joyce Oliveira é a primeira classificada da modalidade para as fases eliminatórias do individual nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Na madrugada desta quinta-feira, 26, no Ginásio Metropolitano, ela derrotou a jordaniana Faten Elelimat, por 3 a 0 (11/7, 11/9 e 11/7), garantindo o segundo lugar no grupo D da classe 4 feminina. A próxima adversária, nas oitavas de final, será conhecida posteriormente. “Estou feliz, mas ainda não acabou. Tenho que me concentrar, para continuar passando de fases”, disse a atleta.

No masculino, Carlos Alberto Carbinatti derrotou o sul-africano Theo Cogill por 3 sets a 0 (11/8, 14/12 e 11/5). Com o resultado, Carbinatti continua na briga por uma vaga nas quartas de final da classe 10 masculina. Para conseguir o objetivo, terá que vencer o austríaco Krisztian Gardos, nesta sexta-feira, 27, à 1h40, pela última rodada do grupo D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 10 =