Parada LGBTI de Niterói acontece neste domingo e terá mudanças no trânsito

A 15ª Parada do Orgulho LGBTI de Niterói, organizada pelo Grupo Diversidade Niterói (GDN), acontece neste domingo, dia 15, na Praia de Icaraí. Maior manifestação pública e cultural por direitos contra as opressões, a Parada sairá esse ano com o tema “Diversidade acima de tudo, democracia acima de todos”.
O GDN entende que, nesse momento histórico, se faz mais do que necessário e urgente pautar a diversidade e a democracia. Assim, os manifestantes levarão suas bandeiras para o local de maior visibilidade da cidade, com o objetivo de mostrar que mesmo antes de se organizarem sob as cores do arco-íris, suas cores são o verde e o amarelo, e que essa nação também lhes pertence.
Na ocasião, o GDN comemorará 15 anos de luta. A concentração acontece na rua Miguel de Frias, em frente à reitoria da UFF, às 13h.

Esquema especial de trânsito
A NitTrans realizará operação especial de trânsito no entorno da Praia de Icaraí. Vinte agentes de trânsito serão destacados para a operação. Também serão utilizadas duas viaturas, duas moto-patrulhas e dois reboques. Equipes da Guarda Municipal e do Programa Niterói Presente farão o patrulhamento do evento, acompanhando a parada e posicionados ao longo de toda a praia.
No domingo, o trânsito na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres será interditado das 17h às 22h entre as ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros para a realização do desfile. A Rua Miguel de Frias será interditada parcialmente no trecho entre a Rua Gavião Peixoto e a praia, das 13h às 17h. Também permanecerá fechado o trânsito na Rua Tavares de Macedo, entre as ruas Álvares de Azevedo e Coronel Moreira César, no mesmo horário.
Outras cinco ruas de Icaraí serão interditadas parcialmente durante a realização do evento, entre 17h e 22h, no trecho entre praia e Moreira César. São elas: Presidente Backer; Lopes Trovão; Otávio Carneiro; Belizário Augusto e Oswaldo Cruz.
O estacionamento ficará proibido das 22h de sábado até as 21h do domingo na Rua Miguel de Frias, em ambos os lados, no trecho entre a Gavião Peixoto e a Praia de Icaraí. Nas ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros também será proibido estacionar entre praia e Rua Moreira César.
Durante a realização do evento as linhas de ônibus que passam pela Rua Miguel de Frias seguirão pela Rua Fagundes Varela em direção ao Centro. Serão instaladas duas faixas reversíveis na Avenida Roberto Silveira, das 13h às 22h, entre a Rua Domingues de Sá e a Avenida Marquês do Paraná.

Homenagem
O trevo entre a Rua Miguel de Frias e a Avenida Alberto Torres, em Icaraí, passará a denominar-se Trevo da Diversidade. A proposta foi aprovada pela Câmara, na noite de ontem, através do Projeto de Lei 229/2019, de autoria do vereador Leonardo Giordano (PCdoB). O local foi palco da primeira parada LGBTQI+ de Niterói, há 15 anos. Por sugestão do vereador Paulo Eduardo Gomes (PSol) foi acrescido o termo Democracia, passando a denominar-se Trevo da Democracia e da Diversidade. A justificativa é de que todos os eventos populares e sociais que usam a Praia de Icaraí como espaço partem daquele local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 1 =