PAINEL

Trump e Bolsonaro defendem na ONU o estilo patriotista –

Coube ao presidente do Brasil, mais uma vez, abrir a Assembléia da ONU, o que fez num discurso de defesa da soberania nacional sobre a Amazônia e de críticas a Cuba, e a Venezuela. Já o presidente dos EUA, Donald Trump, em campanha para a reeleição, indicou os mesmos dois adversários e foi mais duro em relação ao Irã. Numa alusão a questão dos imigrantes disse que o futuro “não pertence aos globalistas, mas aos patriotas”. Na ocasião, defendeu as mulheres e o segmento LGBT e indicou a falência do socialismo, citando os países das Américas. Frisou que o futuro é das “nações soberanas e independentes que protegem os cidadãos e respeitam os vizinhos”. Não se referiu à questão da Amazônia.
Já o brasileiro insistiu na tese da igualdade dos direitos indígenas, dos cidadãos comuns e assegurou que não permitirá a ampliação de 14 para 20 porcento a ocupação do território brasileiro por reservas indígenas. Bolsonaro manifestou a garantia pela soberania nacional na Amazônia. Ele fez um balanço de suas ações contra a insegurança e assegurou que no Brasil reina “a plena liberdade de imprensa”…

Irmã Dulce

Antecipando-se à celebração da cananonização da Irmã Dulce, marcada pelo Papa Francisco para o dia 20 de outubro, os baianos já estão podendo visitar uma réplica do corpo da nova Santa, exposto no Complexo Turístico Religioso de Salvador, dedicado a ela. Já há muita gente de fora fazendo a visita e buscando graças junto à futura Santa, falecida em 1992, e cujo principal milagre foi reconhecido pelo Vaticano. Para a data da canonização são esperados 55 mil devotos na celebração do dia 20, quando, do Santuário, poderão assistir a missa a ser celebrada pelo Papa Francisco.

 

Prefeito volta a acionar Cedae na justiça


O problema da falta d’água não é de hoje em Macaé e com a forte estiagem que a região atravessa, que se tornou o novo ‘motivo’ para o desabastecimento, segundo a Cedae, levou o prefeito, Dr. Aluízio (sem partido),a voltar a acionar a empresa na Justiça ontem. Na prática, a guerra entre Prefeitura e Governo do Estado acentua o drama de milhares de macaenses. O assoreamento do Rio Macaé, graças à falta de fiscalização eficaz da Prefeitura, somada ao descaso da Cedae por anos a fio e com a recente queda-de-braço judicial provocada pelo chefe do Executivo, tornam a população refém de uma das piores crises de abastecimento de água da história do município. Contudo, enquanto isso, os macaenses seguirão como sempre: sem água em casa, mas com as contas em dia.

Fidelenses

Será domingo o tradicional encontro dos fidelenses residentes no “Grande Rio” com amigos, empresários e autoridades que virão de São Fidélis. Organizada por um grupo liderado por Tito Jacomini a festa anual acontecerá domingo no salão social do Clube Central.
Já a grande legião de itaperunenses residentes em Niterói, lamenta que desde a morte de Dante de Lima Vianna, a comunidade originária daquela outra cidade do Noroeste Fluminense nunca mais teve um encontro de confraternização.

Valorização das religiões

Na sexta-feira (4), a partir das 10h, a Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe a primeira edição do encontro “Axé para quem tem fé”, no Auditório Macunaíma. Promovido pela ONG Cidadania em Movimento e diversas entidades e organizações da sociedade civil, o evento busca valorizar a cultura e a história das religiões de matriz africana em uma programação diversa. O evento contará com mesas e debates sobre ervas sagradas, a arte de cuidar e a preservação da memória do povo de axé. Além disso, um cine debate sobre audiovisual e o registro do sagrado afro-brasileiro, oficina de dança, homenagens e entrega de moções também acontecem durante o dia. A programação fica completa com a feira gastronômica, contação de histórias pelas Yabás e o encerramento, na Praça Viva Zumbi, com a Orquestra Afro União e o grupo Coconomã.

Niterói inovadora

O PSB Niterói promoverá hoje (25), o Seminário Niterói Inovadora, a partir das 18h, no auditório do Edifíco Tower 2000. O evento tem como objetivo debater os desafios e os potenciais econômicos de Niterói, construindo propostas para geração de emprego e investimento no capital produtivo, tecnológico e empreendedor. Na mesa, foram confirmados a presença de Antônio Oscar, do Fórum de Transparência, o deputado Renan Ferreirinha (PSB), Ana Urraca, professora UFF e Bira Marques, secretário Geral PSB/RJ.

Recorde de escolas
Até fim deste ano, a rede pública de ensino de Niterói terá mais duas escolas. As unidades de educação infantil do Vale Feliz, no Engenho do Mato, e do Capim Melado, na Zona Norte, entraram na fase final de obras e serão entregues até novembro. Elas atenderão cerca de 500 crianças entre 2 e 6 anos. A informação faz parte do balanço de execução das metas anuais, apresentada pelo presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bruno Ribeiro, durante o encontro de Gestores do Município de Niterói. Com essas duas novas unidades, sobem para 25 o número de escolas entregues pela prefeitura.

Convocação em Búzios
Atenção expositores de artesanato de Búzios. A prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, está convocando profissionais da Praça Santos Dumont para fazerem o recadastramento até a próxima sexta. O não comparecimento será considerado desistência da licença do expositor, podendo gerar a extinção do box.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 4 =