PAINEL

O estilo de Sandra na gestão do governador Carlos Lacerda –

O sonho da lacerdista Sandra Cavalcanti, de muito trânsito na Igreja Católica, era chegar ao Governo do Estado. Ex-vereadora e deputada federal por três mandatos, teve a sua maior derrota (quarto lugar) quando em 1982, disputou com Brizola o Governo do Estado, pelo PTB de Ivete Vargas.

A sua imagem foi manchada quando, em 1960, sendo secretária de Assistência Social — como consta na Wikipedia – de “remover favelas” sem nenhum cuidado para o bem-estar dos atingidos, preocupando-se apenas em “higienizar” os morros da zona Sul. E logo surgiram incêndios em redutos de moradia de carentes. Ela denunciava os comunistas e brizolistas de propagarem tais notícias. Mas, a maior acusação levou-a a processar o deputado Miro Teixeira (chaguista, na época) por dar vazão às denúncias de afogamentos de mendigos nas águas do rio Guandu, na Baixada Fluminense. O passado não pode ser esquecido. Muita gente, como o eterno deputado Miro, continua viva para analisar a nossa história e repudiar tal comportamento.

 

Não assusta

Governador Wilson Witzel, em visita a ATRIBUNA

Engana-se quem acredita que a propalada candidatura de Wilson Witzel (PSC) (foto) é prejudicial ao sonho de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL). É difícil quem está no Governo perder uma eleição. É só usar o espírito de Maquiavel, dividindo, para governar. Quanto mais candidatos, melhor, especialmente se os adversários estiverem divididos, com cada um tendo o seu projeto pessoal. Indiferente ao atual baixo nível de aprovação do seu governo, ele sabe que lhe bastarão 20 ou 30 por cento dos votos para voltar a uma disputa no segundo turno. As esquerdas estarão divididas. O PT de Haddad não se unirá ao PDT de Ciro Gomes, nem num segundo turno.

A direita terá mais candidatos, especialmente os atuais dissidentes do PSL. O chamado centro terá diversos candidatos, alguns já em campanha…

Candidatos de Maricá desembarcam em SG

Depois de Felippe Poubel (PSL), que é pré-candidato a prefeito de São Gonçalo, agora outro de Maricá está de olho no segundo maior colégio eleitoral do Estado. O ex-prefeito Washington Quaquá (PT) fez um vídeo de feliz aniversário para a cidade, que lhe rendeu 12 mil votos na última eleição para deputado, cargo este que foi impedido pela justiça de tomar posse e disse que estava reunido com o ex-secretário de Saúde, Dimas Gadelha (DEM) para a o bem dos gonçalenses: “trabalhando em tudo que é possível para fazer o desenvolvimento da cidade”, disse no vídeo.

Novo Juiz Eleitoral

Até a próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) elegerá qual advogado vai representar a categoria como juiz naquela Côrte. Até agora existem três nomes: dois do Rio e um que mora em Niterói e atua basicamente no Rio e em São Gonçalo. Os pré-candidatos a prefeito do Rio, no próximo pleito, já se articulam na escolha do preferido para os seus esquemas.

Eleições em Rio Bonito

A Prefeitura de Rio Bonito, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizará no dia 6 de outubro a eleição para os novos conselheiros tutelares da cidade. Para votar basta comparecer ao local de votação divulgado no site www.riobonito.rj.gov.br, das 9h às 17h, e apresentar um documento de identificação original com foto e o título de eleitor. Votam todos os munícipes devidamente registrados no TRE. Vale lembrar que o voto é facultativo. A cédula utilizada para a eleição conterá a foto, o nome e o número de todos os candidatos. O eleitor deverá assinalar com um X o número do candidato de sua escolha. O conselheiro tutelar trabalha para proteger as crianças e adolescentes que se encontram em situações de negligência, exploração sexual, violência física e psicológica.

De olho na juventude

O vereador Leonardo Giordano (PCdoB) realiza hoje, às 19h, uma Audiência Pública para discutir políticas públicas para Niterói, em especial para a juventude. Intitulada de “A juventude quer viver”, a audiência foi protocolada oito dias após o jogador da categoria de base do América Dyogo Costa Xavier de Brito, de 16 anos, ser morto por um tiro de fuzil disparado durante operação da Polícia Militar na comunidade da Grota, em São Francisco. Dyogo, que estava indo para o treino quando foi baleado, é um dos seis jovens mortos em comunidades carentes do Estado ou perto delas em cinco dias na mesma semana. Todos engrossam os dados do Mapa da Violência 2018 que apontam o assassinato de 33.590 mil jovens entre 15 e 29 anos. Mais de 70% eram negros.

Homenagem na Alerj

Para comemorar o primeiro lugar do Brasil nos Jogos Parapanamericanos de Lima – ocorridos entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro -, parte da delegação brasileira que esteve na capital peruana será homenageada na Alerj, amanhã, às 18h30min. O presidente da Casa, André Ceciliano (PT), e o deputado Paulo Bagueira (SDD), entregarão 47 moções de aplausos e irão condecorar o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda do parlamento fluminense.

Metas em Maricá

Amanhã, às 10h, será realizada a audiência pública para avaliação do cumprimento de metas do 2º quadrimestre de 2019, no plenário da Câmara Municipal de Maricá. Entre as metas foram listados o transporte para 9 mil alunos da rede pública, aumento de refeições nas escolas, previsão de 15 mil pessoas participando de programas de esporte do município e capacitação de funcionários, dentre outras.

Convocação em Búzios

Atenção expositores de artesanato de Búzios. A prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, está convocando profissionais da Praça Santos Dumont para fazerem o recadastramento até a próxima sexta. O não comparecimento será considerado desistência da licença do expositor, podendo gerar a extinção do box.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − treze =