Outubro Rosa começa para conscientizar sobre o câncer de mama

Aline Balbino

São esperados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. Já no Estado do Rio são esperados 8.020 casos novos, com a possibilidade de 91,25 casos a cada 100 mil mulheres. Os números assustadores são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os números de óbitos pela doença são muito altos também, 14.622, só em 2014. Neste mês é celebrado o Outubro Rosa, onde campanhas são realizadas com objetivo de conscientizar a mulher sobre os riscos do câncer de mama.

A enfermeira Renata Conde, trabalha no Hospital da Mulher da Baixada Fluminense. Ela afirmou que lida diariamente com histórias de mulheres doentes e grande parte porque, infelizmente, não fazem o autoexame e não frequentam ginecologistas. “Infelizmente vemos muitos casos de mulheres com câncer. Os casos mais graves encaminhamos para hospitais especializados. Mas, é muito triste porque são mulheres que não se cuidam. Mulheres que infelizmente não se preocupam em procurar um médico e nem o autoexame”, disse Renata.

Namir de Oliveira, de 58, foi diagnosticada com câncer de mama há cinco anos. Hoje ela está curada, mas sofreu muito com a doença. “Quando descobri foi um susto. Precisei retirar meus dois seios e depois coloquei silicone. Foi um momento difícil da minha vida, mas precisei ser forte para superar”, disse.

Se cuidar é sempre o melhor remédio para prevenir o câncer de mama. Segundo a ginecologista, Erica Mantelli, é importante a mulher conhecer o seu corpo e notar as mudanças que ocorrem na adolescência, especialmente o crescimento das mamas. O autoexame das mamas deve ser feito pela menos uma vez ao mês.

Após os 40 anos, o exame de mamografia é indicado para detectar a doença.
“A partir dessa idade é recomendado a mulher fazer, pelo menos, a mamografia uma vez por ano. Geralmente, a mulher só vai notar que existe alguma alteração na mama quando o tumor for palpável, apresentar manchas ou alterações na pele da mama, saída de um líquido do bico de mama”, explica Erica.

Eventos – A faculdade Universo, no Centro de Niterói, promoverá diversos eventos gratuitos. As atividades começam nos próximos dias, com destaque para a Caminhada Rosa, na Praia de Icaraí (23), e a mesa redonda multidisciplinar na faculdade Universo (17). A Universo também vai sediar oficinas gratuitas oferecidas pelos cursos de Direito, Design de Moda, Educação Física, Enfermagem, Estética, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia para mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 2138-4942 / comunicacao@nt.universo.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + onze =