Os benefícios e os malefícios no período da Quarentena

Pandemia, coronavírus, isolamento, distanciamento, quarentena. Essas são palavras fortes que estão sendo usadas minuto a minuto nesse período de surto da Covid-19. E para não deixar esse pânico se propagar, muitos especialistas estão estudando sobre os efeitos dessas sensações na rotina e como fica o estado espiritual das pessoas para enfrentar esse problema.

A médica generalista Ana Sodré explicou que a questão do isolamento social só traz à tona que as pessoas já têm internalizadas em si mesmas, na alma. “Em momentos de crise as pessoas colocam isso para fora. Se a pessoa não tem equilíbrio interior, ela sofre o baque e não consegue se manter de pé emocionalmente. A fé (seja lá qual for) ajuda muito na recuperação de problemas emocionais e até mesmo de doenças, e isso já foi tema comprovado de inúmeras pesquisas. Isso equilibra as emoções e aumenta a imunidade. As pessoas precisam reorganizar as suas vidas: ler um livro, assistir um bom filme, estudar”, exemplificou.

O vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, padre Marcelo José, confirmou a tese da doutora. Para ele, diante da quarentena a pessoa pode tirar proveito do lado negativo ou positivo.

“O ser humano pode gerar mecanismo de risco como ansiedade, depressão e pânico; ou pode ser resiliente. A espiritualidade também é mecanismo de proteção então muitas pessoas podem se agarrar nas orações como suporte para passar por esse período. A reação frente esses problemas vai depender de cada um pois influi em fatores biopsicológicos”, explicou.

Já a psicanalista Andréa Ladislau foi mais profunda na análise. Ela reforça que a nossa mente entende confinamento como uma forma de punição ou castigo.

“Tudo o que recebemos do mundo exterior pode trazer calma ou alimentar o nosso desespero. Por isso cabe a nós acalmar nosso interior, já tão desassossegado pela angústia, insegurança e solidão. Cuidado para não criar um processo mental compulsório pela informação. Busque ler mais, ouvir uma música, meditar e se exercitar, mesmo no isolamento. Inclusive, praticar uma atividade física em casa, neste período, irá fortalecer seu sistema imunológico e aumentar o bem estar. Neste momento, o melhor a fazer é buscar se reinventar. Portanto, humanize-se e seja para o próximo aquele que faz a diferença”, finalizou.

One thought on “Os benefícios e os malefícios no período da Quarentena

  • 2 de setembro de 2020 em 00:59
    Permalink

    Qual é a mensagem que esse texto transmite?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − nove =