Orquestra Jovem de Niterói faz concerto no Teatro Popular Oscar Niemeyer

A Orquestra Jovem de Niterói (OJN) realiza concerto de estreia em sua nova sede, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, no dia 24, às 19h. A orquestra foi criada para permitir que os estudantes egressos das escolas municipais possam dar continuidade aos estudos musicais. Oficialmente fundada em 2007, a cada ano o grupo conta com cerca de 35 instrumentistas, com idades entre 14 e 23 anos que já apresentam nível técnico avançado.

Por meio deste Programa, desde 2001, várias gerações de pequenos aprendizes vêm recebendo sua iniciação musical dentro das escolas municipais, com diversos núcleos paralelos que promovem aulas de música, prática de instrumentos e ensaio orquestral em diferentes regiões da cidade.

No concerto de estreia e retorno aos palcos, após quase dois anos de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, 50 jovens fazem uma apresentação inédita sob regência do maestro Evandro Rodriguese. No repertório, Abertura Hébrida de Mendelssohn, Sonata para cello (4 movimentos) de Vivaldi, Corta jaca da maestrina e compositora Chiquinha, Turbilhão de beijos de Ernesto Nazareth, Carinhoso de Pixinguinha e a música autoral do pianista e arranjador do Programa Aprendiz, Edu Louro, Rapsódia Niteroiense – uma homenagem do Aprendiz para a cidade sorriso. Com sua organização sinfônica, a OJN contempla diferentes grupos de cordas e sopros característicos desta formação: violinos (1o e 2o), viola, violoncelo, flauta transversal, trombone, trompa, clarinete, oboé e fagote.

De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. Todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 são seguidos e é obrigatório o uso de máscara.

O Teatro Popular de Niterói fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n. A entrada é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado para a campanha “Niterói Solidária”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =