Orquestra Guerra-Peixe na Biblioteca de Niterói

A Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Camerata Barroca Aprendiz se apresentam na Biblioteca Parque de Niterói, no Centro da cidade, na próxima sexta-feira às 15h30min. No concerto especial, os músicos da Orquestra Guerra-Peixe vão mostrar obras de grandes nomes brasileiros, como Tom Jobim e Pixinguinha, além de temas internacionais como Minuetto (Lulli), Star Wars (John Willians), Pizzicato rhythm (Merle J. Isaac) e Chinese Street festival (Mary Cohen). Já os instrumentistas da Camerata trazem temas natalinos e clássicos de Vivaldi, Corelli e Bach.

A Orquestra Guerra-Peixe (OGP) nasceu em 2014 frente à grande demanda de alunos mais jovens pela participação na orquestra principal do Programa Aprendiz (OSA). O excelente trabalho de musicalização e introdução instrumental desenvolvido nas escolas municipais aumentou a quantidade de crianças aptas e interessadas a integrar um grupo artístico.

O nome do conjunto veio em homenagem ao centenário de nascimento do maestro César Guerra Peixe, um dos principais compositores da música brasileira, celebrado em 18 de março de 2014. A Orquestra Guerra-Peixe atualmente é composta por 16 jovens instrumentistas com idades entre 11 e 14 anos. Daniel Andrade, professor de violino, responde pela condução do grupo. O repertório é primordialmente brasileiro e os ensaios acontecem na Sala Aprendiz.

Já o grupo Camerata Barroca Aprendiz tem como objetivo valorizar a experiência de ser um solista e, ao mesmo tempo, dando ênfase ao repertório do período Barroco na música.

Considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, o Aprendiz | Música na Escola teve início em 2001 em Niterói. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal e gerenciada pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), tem como objetivo ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Assim, estudantes da rede pública municipal de ensino são contemplados com aulas semanais gratuitas de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão). O programa se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), em 2008, ao longo de 15 anos de trabalho mais de 20 mil crianças e adolescentes já passaram pelo projeto.

A classifciação etária é livre, a entrada é gratuita e a Biblioteca Parque de Niterói fica na Praça da República, s/n no Centro de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + quinze =