Operações policiais movimentam Charitas

Marcelo Macedo Soares –
Pedro Conforte –

Uma grande operação conjunta das polícias Civil, Militar e o do Exército foi realizada na tarde desta quarta-feira (16) nos bairros de Charitas e Jurujuba. A ação, que aconteceu nas comunidades Lazarento, Peixe Galo e Preventório, teve como objetivo cumprir mandados de prisão e coibir o tráfico de drogas. Quatro homens foram presos, um menor apreendido e dois veículos roubados foram recuperados. Também foram encontrados material para endolação de entorpecente e 18 pacotes de cigarros contrabandeados.

Com apoio de soldados do Exército, inclusive em um helicóptero que sobrevoava a região, dezenas de policiais civis e militares realizaram incursões nas comunidades, em um condomínio e até na mata que dá acesso ao Parque da Cidade para cumprir os mandados de prisão. Participaram da operação as delegacias de Jurujuba (79ª DP), Icaraí (77ª DP), Centro (76ª DP) e Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA). Policiais militares da 3ª Companhia de Policiamento de Área (CPA), que reúne os batalhões de Niterói (12º BPM), São Gonçalo (7º BPM) e Itaboraí (35º BPM) também estavam presentes na ação.

Contra os suspeitos presos havia mandados de prisão por roubo, furto e não pagamento de pensão alimentícia, além de um mandado de busca e apreensão de um menor. Um homem, que também tinha contra ele um pedido de prisão por tráfico, foi preso em flagrante com 22 pinos de cocaína. Todos foram levados para a 79ª DP (Jurujuba), e não tiveram suas identidades divulgadas. Em um dos acessos ao Preventório, foram recuperados dois veículos roubados, um Honda Fit prata, placa MRY-7476, de São Gonçalo, e um Gol verde, cuja a placa CLT-3486, de Niterói, é clonada.

A grande movimentação das forças de segurança não chegou a afetar a rotina dos moradores, apesar de muitos deles, inclusive crianças, terem sido revistados. Alguns deles, inclusive, tiveram os documentos fotografados por soldados do Exército. Mesmo assim, alguns pais de alunos do Colégio Estadual Maria Pereira das Neves, no Preventório, preferiram buscar seus filhos, apensar de não ter sido registrado confronto com os bandidos.

Túnel fechado – Mais cedo, pela manhã, uma operação da PM para coibir a circulação de motos irregulares acabou em confusão, causando inclusive o fechamento do Túnel Charitas-Cafubá por alguns minutos. Pelo menos cinco motos foram apreendidas por documentação irregular, entre elas quatro usadas por mototáxis, próximo a subida do Preventório, o que acarretou um protesto.

De acordo com o 12º BPM (Niterói), a ação foi para coibir motociclistas com documentação irregular. Quatro veículos de mototaxistas foram apreendidos, o que acirrou os ânimos. Uma caçamba de entulho, usada como lixeira, foi virada na entrada do Preventório, enquanto outros manifestantes – por dentro da comunidade – desceram na frente do Túnel Charitas-Cafubá com paus e pedras e tentaram obstruir a via. Foram poucos minutos até uma viatura da PM chegar ao túnel e liberar o fluxo de veículos.

Além disso, testemunhas relataram que ouviram tiros de dentro do Preventório, por conta da movimentação das viaturas nas vias de acesso à comunidade, mas não houve registro de confrontos.

Segundo os mototaxistas, a documentação estava correta e que a ação foi porque as motos estavam estacionadas irregularmente, porém de acordo com o comando do 12º BPM, a ação focou em motos com documentação irregular. Quando se trata de estacionamento irregular, a fiscalização fica a cargo da Prefeitura, disse a PM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =