Operação Verão começa em Niterói

Começa neste sábado em Niterói a Operação Verão em 12 praias da cidade. O objetivo é minimizar os impactos causados nos acessos à orla e nas praias pelo grande fluxo de moradores e visitantes que procuram esses espaços na alta temporada. A ação de ordenamento acontecerá em todos os fins de semana e feriados até 8 de março.

Equipes de diversos setores do governo municipal estarão envolvidas na Operação Verão, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Estamos reunindo todos os órgãos públicos municipais, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, numa operação para minimizar os impactos que ocorrem no verão por causa do grande número de frequentadores que buscam as praias como lazer”, explicou o secretário de Ordem Pública de Niterói, coronel Paulo Henrique de Moraes, que recomendou ainda que a população utilize o transporte público.

“Estamos recomendando que as pessoas utilizem o transporte público, que é seguro e confortável, com ar-condicionado. Essa atitude visa minimizar alguns transtornos. Não iremos tolerar veículos nas faixas seletivas do BHLS. Precisamos manter o ordenamento para a tranquilidade dos moradores e turistas que frequentam a cidade”, completou.

A fiscalização vai acontecer também nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas. Os agentes também fiscalizarão os quiosques. Flanelinhas serão conduzidos à delegacia mais próxima por exercício de atividade ilegal. Em relação à limpeza, a Clin atuará com 120 funcionários em tendas montadas nas seis praias mais movimentadas da cidade: Icaraí, Charitas, Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Segundo o presidente Luiz Carlos Fróes, a empresa vai oferecer sacolas plásticas e orientar os banhistas sobre como descartar corretamente os resíduos, além de instalar contêineres ao longo da areia das praias.

Em relação ao trânsito, a população deve ficar atenta porque até o final da operação haverá alteração do ponto final dos ônibus em Itaipu e Piratininga, implantação de faixas móveis nos horários de maior fluxo nas rotatórias de acesso à Piratininga e Camboinhas. Equipes irão fiscalizar as vias próximas às praias para coibir o estacionamento irregular de veículos em fila dupla e nos acessos a garagens.

Camboinhas e Piratininga – Serão implantadas faixas móveis na rotatória localizada em frente ao shopping Itaipu Multicenter e na rotatória da entrada de Camboinhas, priorizando o fluxo de veículos durante a chegada à praia, das 9h às 14h, e durante a saída, das 16h às 22h, em todos os dias de operação.

A temporização do sistema semafórico será ajustada pela manhã e no fim da tarde em ‘Onda Verde’ – que abre os sinais progressivamente – desde Camboinhas, passando pelo DPO de Piratininga até o shopping Itaipu Multicenter. O ponto final dos ônibus na Prainha de Piratininga será alterado para a Rua General Cristóvão Barcelos.

Itaipu – Dois agentes de trânsito atuarão na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes com a Avenida Central Ewerton Xavier das 9h às 14h e das 16h às 22h, em reforço à operação de trânsito no local. Em Itaipu, o ponto final dos ônibus da Viação Nossa Senhora do Amparo será transferido para a Estrada Francisco da Cruz Nunes e o ponto final dos ônibus da empresa Pendotiba será deslocado para a Rua São Vicente Pallotti, que terá o estacionamento de veículos de passeio proibido nos dois lados.

Uma nova área de estacionamento será criada no trecho entre a Praça do Viçoso Jardim e a Rua Max Albin.

Itacoatiara – Agentes da NitTrans atuarão em apoio à Guarda Municipal no bairro para coibir o estacionamento irregular e remover os veículos estacionados em fila dupla ou nos acessos a garagens.

Jurujuba – Será proibido o estacionamento na esquina da Avenida Carlos Ermelindo Marins com Estrada Eurico Gaspar Dutra, para garantir a manobra dos ônibus e carros durante os fins de semana e feriados. O trânsito será interditado na Estrada Eurico Gaspar Dutra a partir da Travessa São Jerônimo. Agentes da NitTrans fiscalizarão o bairro a fim de coibir o estacionamento irregular.

A NitTrans também reforçará a orientação de trânsito no cruzamento das avenidas Presidente Roosevelt e Quintino Bocaiuva.

Algumas recomendações:
– Comerciantes não podem cobrar consumação mínima na areia;
– Sempre identificar as crianças. Em caso de desaparecimento, procurar imediatamente a força de segurança mais próxima: guarda municipal ou polícia militar;
– Não levar garrafas de vidro para areia;
– Não estacionar em frente a garagens;
– Não utilizar som alto em veículos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quatro =