Operação da Barreira Fiscal no Centro de Niterói

Na manhã desta sexta-feira (05), uma equipe da Operação Barreira Fiscal, coordenada pela Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro (Sefaz), fez uma fiscalização na Rua São Sebastião, na altura do Plaza Shopping, no Centro de Niterói. A ação, que acontece durante todo o ano em vários municípios, tem objetivo de evitar a sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Os agentes vistoriaram caminhões e veículos de transportes de mercadorias através da conferência entre a mercadoria e a nota fiscal emitida. Para isso, os auditores pediam documentos, como por exemplo, o de licenciamento do veículo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e notas fiscais. A ação contou com apoio da Polícia Militar e uma faixa de rolamento foi interditada para a operação. Ao todo foram 84 abordagens, com 32 infrações.

O ponto escolhido foi justamente perto do setor de entrada e saída de mercadorias do shopping. A alíquota do ICMS varia de acordo com o tipo de produto transportado.

O motorista de uma empresa de tortas, Henrique Dário, de 60 anos, passou pelo crivo dos fiscais e parabenizou a ação do poder público. “Acho muito importante e a empresa para qual trabalho é muito correta em todas as questões. Não tive medo nenhum de apresentar os documentos e, muito pelo contrário, eu celebro essa operação. Alguma coisa nesse Brasil tem que dar certo e esse é um exemplo”, contou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *