Operação coíbe invasão em área ambiental

A Prefeitura de Macaé realizou, nesta quinta-feira (19), a desmobilização de invasão em área de proteção ambiental, localizada às margens da Lagoa de Imboassica, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). A ação foi organizada pelas Secretarias de Ambiente e Ordem Pública com o apoio das Secretarias Adjunta de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. No local existiam quatro barracos abandonados com pertences de pescadores, incluindo redes e motor de barco. Os materiais foram levados para a sede da Guarda Ambiental.

A operação visa coibir crimes ambientais em área de preservação, conforme prevê a Lei Ambiental 9.605/98. O trabalho integrado contou com cerca de 10 agentes da Guarda Ambiental. De acordo com o coordenador de Fauna da Secretaria de Ambiente, Fernando Barreto, o local foi desmatado para a construção dos barracos. Segundo ele, o caso pode gerar prisão de oito meses a três anos.

“Não encontramos ninguém na área, mas realizaremos o auto de infração para evitar novas ocupações e a guarda ambiental dará continuidade nas rondas diárias”, explicou o comandante da Guarda Ambiental, Vilmar Ribeiro.

Fernando Barreto acrescentou que a operação faz parte de uma série de ações. Entre elas, fiscalização ostensiva e efetiva, além de concretização de amplo programa municipal de educação ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 5 =