Ônibus automáticos para a Transoceânica começam a chegar

Raquel Morais –

A Viação Pendotiba começou a receber os primeiros ônibus que vão operar na Transoceânica, de acordo com as especificações exigidas pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans). A nova frota terá 25 coletivos e dois já estão sendo preparados na garagem da empresa, em Várzea das Moças. Eles vão ganhar câmeras de monitoramento e sistema eletrônico de parada, além de estarem sendo instaladas as roletas e os leitores do RioCard. Os outros 23 carros já estão sendo trazidos de Botucatu (São Paulo) para Niterói e devem chegar na cidade nos próximos dias.

Os coletivos, do tipo Low Entry (piso baixo), possuem quatro portas, sendo duas para o corredor seletivo da Transoceânica e duas para paradas comuns, têm direção automática, ar-condicionado, são adaptados para deficientes físicos, possuem ilha para circulação interna, além de sistema de parada eletrônico com mensagem de voz e sistema de câmeras internas com display no painel do motorista. De acordo com o gerente de manutenção da Viação Pendotiba, Marcos Sampaio, os ônibus têm capacidade para 90 passageiros sendo 32 sentados e 58 em pé.

“Esses carros já estão seguindo as orientações para circularem no corredor expresso e provavelmente farão a linha 38. Dentro dos próximos dias os outros devem estar chegando para serem preparados e só vão começar a circular junto com os ônibus elétricos”, explicou.

A nova frota que vai passar pela Transoceânica terá 100 ônibus, sendo 40 elétricos, e percorrerá cinco itinerários: duas linhas vão usar o túnel Charitas-Cafubá (Piratininga-Centro e Itaipu-Centro) e três vão usar a rota do Largo da Batalha com o mesmo destino. A Prefeitura de Niterói informou que a aquisição dos ônibus elétricos está sendo licitada.

Plataforma
As obras de construções das plataformas do corredor BHS estão em andamento. A parada na Rótula da Avenida Central, em Itaipu, já ganhou cobertura e outros pontos também já estão em construção. Ao todo serão 11 estações de embarque, mas somente duas estão prontas: Engenho do Mato e Charitas. A Prefeitura de Niterói informou que a obra na estação da Avenida Central está em fase de acabamento com a colocação do piso. O abrigo já foi colocado e bancos e vidros serão instalados em seguida. Em outras quatro estações as obras estão nas bases e, em duas semanas, receberão os abrigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *