Oficinas vão movimentar o Parque Rural

Nessa quarta-feira (9), das 9h30min às 12h, o Parque Rural de Niterói, que fica no Engenho do Mato, na Região Oceânica, está repleto de atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. As atividades vão desde oficinas como criação de mini canteiro medicinal até confecção de terrários em garrafa pet e montagem de um mural pedagógico. As atividades são gratuitas e destinadas para toda a família, mas o foco é o público infantil.

A coordenadora geral do Parque Rural, Simone Siqueira, explicou que outras oficinas vão estar disponíveis para os pequenos, como a personalização de máscaras, tudo com muita educação e conscientização ambiental.

“As atividades são gratuitas e são destinadas para a família. Vamos seguir todos os protocolos sanitários e é obrigatório o uso de máscara. Um dos carros chefes do parque é a valorização da educação ambiental através do conhecimento e aprendizagem. Nós conseguindo aproximar as crianças do meio ambiente estamos participando da educação não só dos pequenos e dos jovens, mas dos adultos dessa família também. É importante sair um pouco das tecnologias e se aproximar da natureza”, frisou.

Esses ensinamentos serão oferecidos através das oficinas, como por exemplo, a criação da Horta Medicinal com a plantação de mudas como boldo, capim limão, erva cidreira e camomila, por exemplo.

“Essa nossa horta está sendo projetada para no futuro as crianças das unidades municipais de Niterói terem educação ambiental nesse espaço. Temos outros projetos futuros como a criação de um local para compostagem para melhorar a terra e uma hora alimentar com legumes, verduras e hortaliças”, exemplificou Simone.

Além disso quem quiser montar o próprio terrário poderá fazer na quarta-feira, além de personalizar a máscara de proteção e também montar um mural pedagógico. “As crianças vão desenhar e pintar e vamos deixar exposto esse mural o mês inteiro”, completou a coordenadora que faz questão de agradecer quem sempre acreditou no projeto do Parque Rural, como o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira. “Ele sempre apoiou a criação do parque”, contou Simone.

O Parque Rural de Niterói, equipamento da Secretaria Municipal de Governo (Semug) através da secretária Rúbia Secundino, fica na Rua São Sebastião s/n – Engenho do Mato; oferece várias atividades para os niteroienses como aulas de zumba, futsal, circuito funcional, basquete, recreação, capoeira, muay thai e vôlei. Para se candidatar a uma das vagas, basta comparecer à sede administrativa do Parque, entre 7h e 17h. Para efetuar a matrícula, é necessário preencher a ficha de inscrição e apresentar RG, CPF e comprovante de residência, também dos responsáveis em caso de menores de idade. Informações pelo Whatsapp (21) 97273-7399 ou esportes.parqueruralniteroi@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + seis =