Oficina ensina deficiente visual a fazer seu próprio retrato

A Sociedade Fluminense de Fotografia está com inscrições gratuitas para mais uma Oficina de Autorretrato Tátil, dirigido para pessoas com deficiência visual, com baixa visão ou qualquer outra que queira iniciar contato com o mundo da fotografia. O novo encontro acontece no dia 22, próxima quarta-feira, de 14h às 19h, e as inscrições podem ser feitas través do email acervo.sff@gmail.com.

Ministrado pela fotógrafa Patrícia Moreno, que também atua como voluntária no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, a Oficina de Autorretrato Tátil teve a sua primeira versão realizada no dia 25 de julho, reunindo um público interessado em como fazer a leitura de fotografias com o auxílio do tato, somada à audição. No final, os alunos fazem seu próprio retrato, tendo como ponto de partida, todas as dicas que receberam durante a oficina.

A aula dá aos alunos conhecimentos históricos e sociais da imagem e da fotografia ao longo dos tempos. Ao tocar nas imagens com relevos e texturas, a percepção da figura original é sentida automaticamente. “Por exemplo, um colar que a personagem usa ou um chapéu é colocado em alto relevo o que facilita a percepção para a pessoa com deficiência visual, proporcionando a fruição com a fotografia, se posicionando no tempo e espaço daquele retrato”, explicou Patrícia Moreno.

Ela afirma que as oficinas faz com que ao final, o aluno saia apto a fotografar com sua câmera de celular e com o controle absoluto dessa ferramenta. “Isso possibilita a ele fazer, por exemplo, o seu autorretrato que é o objetivo final da oficina”, conclui. O presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), Antonio Machado, lembra que a iniciativa faz parte do programa Ponto de Cultura Memória e Fotografia Pública, na qual a SFF está incluída e patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura de Niterói.

As inscrições são gratuitas e a Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Doutor Celestino, 115 no Centro de Niterói. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1848.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 2 =