Ocupação de hospitais diminui em Niterói, diz prefeito

O prefeito Axel Grael, em seu primeiro ato no comandando da cidade, seguiu o legado do ex-prefeito, Rodrigo Neves, e prestou esclrecimentos em uma live na rede social da prefeitura. Axel falou sobre a situação da cidade em relação a Covid-19.

Estavam presentes o vice-prefeito, Paulo Bagueira; o secretário de saúde, Rodrigo Oliveira; o secretario de Ordem Pública, Paulo Henrique;Ellen Benedetti, secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) e o secretario executivo, Bira Marques.

O atual prefeito Axel Grael, afirmou que manterá os encontros onlines semanais para falar sobre diversos assuntos e para prestar esclarecimentos para a população sobre os dados da Covid na cidade.

Para falar sobre situação sanitária da cidade, Axel passou a palavra para o secretário de saúde, Rodrigo Oliveira.

“Eu quero reforçar que Niterói segue controlando a pandemia. Nos últimos dias observamos uma redução no indicador síntese do plano de transição gradual para o novo normal. Especificamente porque tivemos uma diminuição na taxa de ocupação dos leitos hospitalares privados e públicos. Vamos continuar acompanhando diariamente para saber se essa tendência se confirma”

O secretário pediu para que todos continuem seguindo as medidas de proteção. “Embora a situação esteja sob controle aqui na cidade, é fundamental que cada um saiba que a pandemia ainda não acabou e continuem com o uso de máscara, a higiene pessoal e o distanciamento”.

O secretário anunciou também que as medidas restritivas em Niterói foram prorrogadas a partir desta segunda-feira (4). Apesar das festas de fim de ano, o prefeito agradeceu a todos os niteroienses por respeitarem as medidas preventivas.

“Viemos de um fimde semana onde percebemos que a população atendeu ao pedido das nossas autoridades sanitárias. Foi um trabalho muito bem sucedido. O número de pessoas nas praias foi muito pequeno. A grande maioria acatou o pedido de se manter em casa”.

Ao falar dos números da doença na cidade, Axel revelou que, até a noite desta segunda-feira (4), são 23.412 casos confirmados, 175 pacientes hospitalizados, 634 óbitos, 130 pessoas isoladas e 22.473 recuperados.

“Com esse alto número de recuperados a gente quer parabenizar e destacar a todos os profissionais de saúde e as equipes que estão se esforçando para salvar vidas nos hospitais públicos e privados da cidade. Também os profissionais da área de segurança que estão zelando pela sua proteção nesse momento”, disse.

Axel se solidarizou com as famílias que perderam parentes para a Covid-19 e relembrou a morte do vereador eleito Boechat.

“Quero deixar aqui a minha solidariedade a todas as famílias que perderam entes queridos. Muitos de nós perdemos parentes, conhecidos, colegas de trabalho. Nós perdemos o vereador eleito, Carlos Boechat,mais uma vítima da covid. Todos sentimos muito a morte dele”.

Além da Covid, Axel falou sobre as políticas públicas criadas para ajudar a economia e as empresas de Niterói a passar por esse momento.

Dados publicados na última semana mostram que em novembro de 2020, de acordo com o prefeito, 1.756 novos empregos foram gerados no município. Axel citou os programas criados como um dos principais fatores para que esses números sejam positivos.

“O Empresa Cidadã ajuda as empresas a honrar sua folha de pagamento protegendo os empregos nesses locais. E o Supera Mais que oferece recurso para que as empresas tenham um capital de giro. Esses dois programas foram muito importantes. Além do programa Renda Básica que ajudou 50 mil famílias”.

O prefeito informou que a Câmara dos Vereadores aprovou a prorrogação do programa para que as famílias recebam a ajuda até que a vacina chegue na cidade. A secretária de planejamento, Ellen Benedetti, explicou como será feito o pagamento desse benefício.

“Na terça-feira (5) e na quinta-feira (7), serão feitos os pagamentos do programa Empresa Cidadã que apoia as micro e pequenas empresas da cidade. A partir da sexta-feira (8) será iniciada a efetivação do crédito dos cartões do programa Renda Básica e Busca Ativa”.

De acordo com o calendário divulgado por Ellen, o pagamento fica da seguinte forma:

Sexta-feira (8): crédito dos micro-empreendedores individuais.

Sábado (9): crédito de quem faz parte do programa Busca Ativa (pescadores, artesãos, catadores de materiais recicláveis, ambulantes,quiosqueiros e jornaleiros, produtores agroecológicos e os profissionais de economia solidária).

Domingo (10), Segunda-feira (11) e terça-feira (12): crédito das famílias que fazem parte do Cadastro Único de Programas Sociais.

Quarta-feira (13) e quinta-feira (14): crédito das famílias que tem filhos matriculados na rede municipal de educação.

Sexta-feira (15): crédito dos taxistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =