Obras no IFRJ de Niterói serão finalizadas só em 2018

Raquel Morais –

A construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), na Estrada da Florália, no Sapê, está em ritmo acelerado. De acordo com o Diretor de Implantação do novo campus, Eudes Pereira, a obra está com 39% de conclusão, conforme anunciado em audiência pública essa semana, na Câmara de Niterói. O novo prazo para inauguração da escola padrão de Niterói é segundo semestre de 2018, diferente do que é anunciado na placa descritiva da obra, que data término em 17 de novembro deste ano.

No terreno, de aproximadamente 25 mil metros quadrados, o alicerce já foi feito e a estrutura de madeira das colunas, que serão preenchidas com concreto, estavam sendo montadas na manhã de ontem. Muitos materiais hidráulicos, como canos, também já estão no canteiro de obras para serem instalados. “Seguimos acompanhando de perto o projeto que é de grande envergadura para nossa cidade”, comentou o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT).

Pereira reforçou que o IFRJ Niterói tem capacidade para receber 1.500 alunos, 70 professores e 45 técnico-administrativos. “É o modelo mais completo em termos de infraestrutura, contando, também, com um anfiteatro dentro do campus”, completou. O IFRJ está sendo construído em um terreno cedido pela Prefeitura de Niterói na Estrada Washington Luiz. As obras foram iniciadas em novembro de 2015 e têm investimento de cerca de R$ 12 milhões.

O IFRJ contará com 12 salas de aula, auditório, ginásio, biblioteca, quadra poliesportiva e um bloco que contará com laboratórios específicos para cada curso que será oferecido. O instituto foi criado em 2008 para oferecer educação pública, gratuita e de qualidade para todas as idades em Cursos Técnicos (Presenciais, Educação à Distância e Educação de Jovens e Adultos), de Graduação, de Pós Graduação e de Extensão. Além do campus Niterói, a Instituição possui outros cinco campi em fase de implantação pelo Plano de Expansão III do MEC.

A reunião na Câmara também contou com presença do deputado federal Chico D´Angelo (PT), o vereador Leonardo Giordano (PCdoB), do professor José Henrique Antunes e da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, além de professores, alunos da rede municipal de ensino e representantes da sociedade civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *