Obras do IFRJ serão entregues no próximo dia 3

Raquel Morais –

O deputado estadual Waldeck Carneiro visitou na semana passada as obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), na Estrada da Florália, no Sapê, na Região de Pendotiba, em Niterói. Com previsão de inauguração no próximo dia 3, o campus está com intervenções muito avançadas e se prepara para receber uma média de 1,5 mil alunos. A visita aconteceu com a presença do reitor do instituto, Paulo Roberto de Assis Passos.

A parte interna da obra está parcialmente pronta, alguns andaimes foram montados para finalização da pintura. Corrimãos já foram instalados no primeiro e segundo piso, como guarda-corpo. Um jardim também está finalizado, com banco para descanso ao redor. As escadas de acesso também estão prontas. Em outro ambiente, as pastilhas de revestimentos também já foram colocadas e parte do teto estava sendo finalizado durante a visita. Na área externa, a obra continua a todo vapor, com auxílio de betoneiras, caminhões para retirada de entulhos e andaimes para os serviços mais altos.

O parlamentar comentou que esse projeto foi iniciado por ele há mais de 10 anos, com direito até a abaixo-assinado com mais de oito mil assinaturas. No documento, os niteroienses pediram uma instituição federal de educação profissional em Niterói. “Ver a trajetória dessa construção, uma instituição que oferece cursos desde ensino médio, graduação, pós-graduação e um equipamento educacional de maior valor. Ainda mais em Niterói que se associa com outras instituições federais como a UFF e o Colégio Pedro II. Está praticamente tudo pronto, com 20 salas de aula, um anfiteatro, ginásio, refeitórios, biblioteca, etc. É um equipamento excepcional que se agrega a outras unidades de excelência de Niterói”, comentou Waldeck.

Apesar de as obras serem concluídas antes, a inauguração só deve acontecer em 2019, conforme já anunciado por A TRIBUNA, período em que a instituição será mobiliada. O diretor de implantação do novo campus, Eudes Pereira, explicou que a primeira fase das obras está finalizada: prédio administrativo, de aula, biblioteca e auditório. Segundo informações técnicas, o terreno tem aproximadamente 25 mil metros quadrados e terá 70 professores e 45 técnicos administrativos. O IFRJ está sendo construído em um terreno cedido pela Prefeitura de Niterói na Estrada Washington Luiz, As obras foram iniciadas em novembro de 2015 e têm investimento de cerca de R$ 12 milhões. Em 2015, a Prefeitura havia informado que a escola técnica terá 12 salas de aula, auditório, ginásio, biblioteca, quadra poliesportiva e um bloco que contará com laboratórios específicos para cada curso que será oferecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + sete =