Obras da Nova Catedral seguem a todo vapor

As obras da Nova Catedral São João Batista, no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, estão em pleno vapor. O gestor do projeto afirmou que a obra atingiu 28% da construção e as próximas etapas já começaram. Na parte interna do espaço celebrativo será construída a laje do piso e a elevação das paredes já existentes às suas alturas finais, sendo algumas com até 8,5 metros. A montagem dos elementos estruturais que sustentarão todo monumento catedral, iniciada em março desse ano, já foi concluída com a concretagem da viga Ossário.

O gestor do projeto da Nova Catedral, Denis Carneiro, explicou que enquanto é feita a laje do piso e a elevação das paredes outros passos já estão sendo definidos. “Já estamos planejando o próximo passo, que é a compra da estrutura metálica, que requer de cinco a seis meses para a fundição e a modelagem do aço. Essa aquisição e montagem será a mais custosa de todo projeto e, para que consigamos executá-la, sem atraso e paralisação da obra, precisamos da ajuda dos fiéis”, contou.

Na etapa que terminou semana passada foram construídos os três blocões e as três vigas que serão responsáveis por sustentar todo monumento catedral. Com isso, agora estamos com tudo pronto para, enfim começar a subir a estrutura metálica do monumento Nova Catedral (três pórticos de 65 metros de altura e a cúpula de 60 metros de diâmetro).

“Estamos construindo o maior projeto de evangelização da nossa Igreja Particular e você está convocado a fazer parte dessa história, a deixar um legado pra nossa e pras futuras gerações. Um local onde muitas almas serão salvas através do testemunho daqueles que estiverem ali celebrando a nossa fé, louvando e agradecendo”, finalizou Denis.

A Capela São João Paulo II está funcionando todo sábado de 10h às 12h, com as paróquias de Niterói fazendo o revezamento da definição e organização das atividades (Santa Missa, Adoração, Louvor, Récita do Rosário, etc). Quem quiser saber mais sobre o projeto pode acessar o site www.novacatedral.com

O PROJETO

A Catedral será construída em área de 13,6 mil metros quadrados, no Caminho Niemeyer. A capacidade interna será de cinco mil pessoas e 15 mil na área externa. A cúpula terá 60 metros de diâmetro e a nave central com 80 metros. Segundo informe da mitra há também a previsão de construção de todo um anexo administrativo cultural com salão de exposições, museu de arte sacra, arquivo histórico, espaço cultural, teatro, livraria, café, além da centralização para potencializar ainda mais todo o trabalho social e pastoral realizado pela Arquidiocese. Por se tratar de um projeto de Oscar Niemeyer, a Nova Catedral já nasce tombada como patrimônio histórico e cultural do Brasil.

Raquel Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =