Obra de ampliação do trecho Barreto-Manilha em análise

Raquel Morais –

O projeto de ampliação do trecho Barreto-Manilha na BR-101, com a terceira faixa entre a Avenida do Contorno, em Niterói, e Manilha, em Itaboraí, já está em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento passou por discussão técnica entre o órgão e a Autopista Fluminense e está em análise técnica na agência. A obra vai ampliar em 50% a capacidade da via nos 46 quilômetros de novas pistas.

A concessionária que administra a via e executará a obra promete maior fluidez ao tráfego e condições mais seguras de trafegabilidade aos usuários. Segundo nota, o empreendimento representará um grande avanço para o desenvolvimento da infraestrutura viária do Estado do Rio de Janeiro. O projeto prevê a implantação de uma terceira faixa em cada sentido do trecho de 23 quilômetros entre a Avenida do Contorno e Manilha, entre Niterói e Itaboraí.

A previsão da concessionária é aumentar o fluxo de atuais 100 mil veículos para 150 mil, expansão de 50%. Atualmente duas faixas de rolamento são usadas pelos motoristas para um dos principais acessos para São Gonçalo, Itaboraí e Região dos Lagos. Com a intervenção cada lado da estrada terá três pistas e acostamento que, ainda poderá ser usado como uma quarta pista, se a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autorizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *