O Circo Menestrel no Municipal de Niterói

“Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! E ele já começou? Já sim senhor!”. A famosa cantiga popular já traduz o ambiente mágico do picadeiro. E é nesse ambiente que se desenrola o enredo do espetáculo “O Circo Menestrel”, do Coletivo Bichos de Teatro, que estreia no sábado, 3 de junho, no Teatro Municipal de Niterói. O espetáculo aborda questões como amizade, lealdade e solidariedade com muita música ao vivo e muito humor.

O texto, inspirado na fábula alemã “Os músicos de Bremen”, é de Andréa Terra, que também dirige o espetáculo. A peça recebeu o prêmio de Melhor Direção e obteve o 2º lugar geral como Melhor Espetáculo no X Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, em 2013.

“O universo do circo é retratado nessa montagem, cujo formato musical privilegia o resgate do universo lúdico próprio da infância, com a valorização da cultura, dos personagens e folias tipicamente brasileiros como cirandas, folguedos, cocos e folias”, explicou Andréa, do Coletivo Bichos de Teatro. Em uma montagem ágil e vibrante, com todas as canções executadas ao vivo, os artistas executam diversos saberes para criar o estado de magia representativo do circo, como números acrobáticos e musicais.

Três palhaços são explorados pelo Barão, dono do circo, que está afundado em dívidas. Para tentar sanar o problema, o Barão pede que seus palhaços criem um novo número para o espetáculo do dia. O novo número é um sucesso e desperta a ganância de Baroa, esposa do Barão, que foge com todo o dinheiro. Para salvar o circo, todos têm que trabalhar juntos enquanto viajam o Brasil atrás da Baroa.

O Coletivo Bichos de Teatro é uma sociedade artística de atores, produtores e pesquisadores que busca construir um teatro engajado nas questões sociais, realizando incessantemente novas proposições estéticas. Diante da pluralidade de projetos envolvidos, o coletivo se propõe fazer um teatro que discuta questões prementes para a sociedade, forjando assim, um ambiente plural no qual a diversidade condiciona a socialização e construção da identidade dos brincantes no jogo cênico.

A temporada será apenas nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho sempre às 16h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (para quem doar 1kg de alimento não-perecível). Desconto não-cumulativo.

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35 no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1624.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 12 =