Número de doadores de sangue está longe do ideal

Raquel Morais –

Ontem foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar atenção da importância desse ato. Uma pesquisa divulgou que no Brasil apenas 1,8% da população doa sangue, o que deixa o país fora da meta da OMS, que é de 3%. O Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), no Centro de Niterói, confirma a estatística e recebe apenas 66% da quantidade de doação que precisa diariamente.

A médica hematologista Olga Pereira é chefe do Banco de Sangue do Huap e explicou que recebe em média 20 doadores por dia no hospital, enquanto o ideal seriam 30 pessoas.

“É um ato extremamente importante para atender os pacientes do Huap e a população. Ninguém nunca sabe quando vai precisar de sangue. É um processo simples e monitorado, sem riscos para o doador, a pessoa passa por uma avaliação clínica prévia e a doação demora cerca de 15 minutos”, explica a médica, frisando que na unidade também acontece a doação de plaquetas, só que com agendamento prévio.

Em todo o mundo, 112,5 milhões de doações são coletadas e cerca da metade é registrada em países de alta renda, onde vivem apenas 19% da população global. A taxa registrada nessas localidades, segundo a OMS, é de 32,1 doações para cada grupo de mil pessoas, contra 14,9 em países de renda média alta; 7,8 em países de renda média baixa; e 4,6 em países de baixa renda.

Maurício Gonçalves, de 61 anos, mostra com orgulho a carteirinha de doador que guarda há 43 anos.

“Sou doador desde que tinha 18 anos e venho de três em três meses fazer a minha parte. Já conheço as pessoas da coleta e sou muito bem recebido. Faço isso por amor ao próximo e é algo que está disponível para ajudar o ser humano”, comentou.

Com menos tempo como doadora, mas com o mesmo carinho ao próximo, a niteroiense Ana Beatriz Melo, de 22 anos, também fez sua parte no Dia Mundial do Doador de Sangue.

“Nem sabia que existia um dia para isso, mas fico feliz em saber que fiz a minha parte”, sintetizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − cinco =