Novo presidente do TCE-RJ toma posse em sessão solene

Tomou posse na quarta-feira (6) o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) para o biênio 2021-2022, Rodrigo Melo do Nascimento. A sessão solene contou com a presença de autoridades dos três poderes. A conselheira Marianna Montebello Willeman foi empossada como vice-presidente e corregedora-geral para o mesmo período.

No discurso de posse, Nascimento enfatizou as quatro diretrizes que pontuarão a sua gestão: ênfase na fiscalização, por meio de auditorias governamentais; o aumento da efetividade das decisões condenatórias em débito e multa; o diálogo permanente com a sociedade e demais instituições; e a valorização do servidor com a ampliação dos investimentos em capacitação e desenvolvimento de um ambiente participativo.

“Meu propósito, como presidente desta Corte, é dar continuidade aos esforços institucionais permanentes de olhar o futuro e promover as mudanças estratégicas e operacionais necessárias à modernização da gestão do Tribunal e dos procedimentos de controle externo, de forma que o TCE se destaque, cada vez mais, como instituição que promove o aprimoramento da gestão pública, a aplicação da transparência e o controle social”, discursou o presidente, que citou ainda sua primeira medida, a Resolução nº 363/2020. A proposta visa à otimização da estrutura organizacional e à instituição da Comissão de Supervisão Geral, órgão formado pelos três secretários-gerais, todos servidores efetivos da Casa.

Segundo o novo presidente do órgão, é uma satisfação assumir o cargo. O conselheiro agradeceu à esposa e aos dois filhos pela compreensão e apoio e aos demais conselheiros do TCE-RJ, o presidente retribuiu a confiança expressada pela votação unânime que o elegeu.

O governador em exercício Cláudio Castro reafirmou a importância do órgão de controle, especialmente diante da atual situação financeira do estado.

“O TCE tem sido parceiro da administração estadual ao apontar falhas e possíveis erros. Esse controle faz com que nosso trabalho tenha mais eficiência e eficácia, além de ser essencial para que consigamos superar a crise pela qual atravessamos”, disse o governador em exercício.

Já o presidente da Alerj, deputado estadual André Ceciliano, também reconheceu a parceria com caráter pedagógico entre a Corte e a Assembleia.

“Com a eleição do conselheiro Rodrigo, Alerj e TCE-RJ seguirão juntos na missão de recuperar o estado, especialmente na melhora das condições de vida do povo fluminense. Com esforço conjunto e boa vontade, a crise será vencida”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =