Novo modelo de identidade estará disponível em março

Um novo formato de identidade vai ser disponibilizado a partir do dia 1º de março de 2021. O novo documento vai trazer também o número do título de eleitor, da carteira de trabalho e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de informações de saúde. O novo modelo, que não será obrigatório, vai custar ao cidadão R$ 59,64, mesmo valor que é cobrado para a aquisição da carteira de identidade atual.

Segundo o superintendente da Polícia Técnico-Científica do Espírito Santo, Renato Koscky Júnior, a nova carteira de identidade trará mais segurança e informação para o cidadão.

“Na verdade, atendemos a um decreto federal que estipula que, a partir de 1º de março, todos os órgãos de identificação do país venha disponibilizar a nova carteira de identidade. Ela é um pouquinho menor do que a atual, mas traz mais itens de segurança e muito mais informações. Ela trará o tipo sanguíneo, o fator RH, o número da carteira nacional de habilitação, o número do título de eleitor, o certificado de serviço militar, carteira de trabalho, cartão nacional de saúde, algumas informações sobre a saúde do titular, que possa a ajudar a ele em qualquer momento, como no caso de precisar de um socorro. Vai conter também o nome social. Além do pai e a mãe biológico, vai conter o nome do pai e da mãe adotivo também. É uma carteira que vem trazer mais conforto para o cidadão. É um documento único e ele vai poder deixar de carregar vários documentos”, explicou.

O superintendente explicou que a carteira de identidade atual vai continuar tendo validade indeterminada. “As pessoas podem fazer isso com tranquilidade, não há necessidade de mudança imediata. Nós vamos disponibilizar essa nova carteira a partir de 1° de março”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezenove =