Novo mergulhão tem 40% do pavimento concluído

Geovanne Mendes –

Um sonho de milhares de niteroienses e que vai atender milhões de pessoas de diversas cidades da nossa região chega ao seu momento final. As obras do mergulhão da Praça Renascença, no Centro, já chegaram a 40% do pavimento concluído e, de acordo com a concessionária Ecoponte, que realiza o projeto e administra a Ponte Rio-Niterói, até o fim deste mês a obra entra em estágio final de acabamento.

Com um investimento de R$ 70 milhões e com 150 metros de extensão, o mergulhão promete ser mais um instrumento para facilitar o trânsito no Centro de Niterói. Os veículos que passarem do Centro para o Fonseca e Avenida do Contorno (BR-101) vão poder transitar pela passagem subterrânea, o que aliviará o fluxo de automóveis. A obra é uma das cláusulas do contrato de concessão da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que a Ecoponte assumiu quando passou a administrar a Ponte Rio-Niterói.

“A previsão é que reduza, no mínimo, de 20 a 25% o tempo de deslocamento e melhore a fluidez no trânsito aqui nesta região e na região norte”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves durante uma entrevista.

A tecnologia utilizada nas estacas do mergulhão é considerada a mais avançada no momento (diafragma de concreto) e tem vida útil de 500 anos, diferente da tecnologia usada no Mergulhão da Marquês de Paraná, que usa estacas de metal, com duração de 100 anos.

Atraso
Inicialmente a previsão de entrega da obra foi no último dia 31 de maio, mas de acordo com a Ecoponte, a mudança das datas de conclusão ocorreram devido a novos estudos que precisaram ser feitos, atraso na liberação do canteiro de obras e da entrega das licenças por parte da prefeitura da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =