Novo ambulatório do Huap entra na reta final, mas não tem data para abrir

Geovanne Mendes –

Quem precisa de atendimento hospitalar em Niterói conta no relógio os minutos para que as reformas do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) saiam do papel e realmente atendam a comunidade. O novo complexo ambulatorial está em fase final de conclusão, é o que garante a administração da unidade. A previsão de entrega era dezembro do ano passado, mas ainda não se tem previsão para entrar em operação. Isso porque ainda faltam muitos detalhes, como a chegada de equipamentos e de recurso humano, que deverá ser treinado com a homologação do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o hospital.

Foram realizadas algumas visitas técnicas na obra para apresentação à comunidade. As intervenções foram orçadas em R$ 12.590.858 milhões e representam um grande avanço para o Huap, propiciando a melhoria organizacional e condições mais vantajosas de atendimento ao paciente SUS.

O Hospital Universitário Antonio Pedro tem recebido importantes obras desde 2006. Agora, através da parceria entre a UFF e a Ebserh, está revitalizando e climatizado as enfermarias dos 4º, 5º, 6º e 7º andares.

O quarto andar, onde fica localizado o serviço de hematologia, foi o projeto-piloto para essas intervenções de melhorias. O local atende pacientes hematológicos, que inclui doenças de características benignas e oncológicas, como o caso da leucemia, que chega a 99% dos casos. Essas melhorias irão beneficiar alunos, residentes, profissionais de saúde e principalmente o usuário SUS.

A necessidade dessa revitalização foi constatada, após um estudo realizado pela Gerência de Projetos e Obras, junto a Divisão de Enfermagem do Huap. O projeto de revitalização das enfermarias inclui climatização, pintura e revisão elétrica.

A revitalização desses espaços irá favorecer o atendimento aos usuários, climatizando o ambiente, que principalmente no verão ficava prejudicado pelas altas temperaturas. Além disso, a equipe multiprofissional de saúde terá o espaço de convivência com mais conforto, em especial a enfermagem, que trabalha 24h.

Contrato Ebserh
O Huap possui contrato com A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quinze =