Niteroienses da Expedição Anamauê chegam ao Estado do Rio

Raquel Morais

A 4ª Expedição Anamauê, que começou no dia 24 de dezembro e tem dois niteroienses participando, saiu de Arraial D´Ajuda (BA) e já chegou no Rio de Janeiro. A chegada dos remadores e velejadores foi na noite de terça-feira (5) na praia de Grussaí, em Barra de São João e eles seguiriam na travessia com expectativa de chegar nessa semana em Jurujuba. Mas as condições climáticas não estão favoráveis e eles vão continuar em terra e só vão seguir viagem na sexta-feira (8) ou no sábado (9).

Dependendo das condições do mar o grupo de seis remadores vai seguir para Macaé, que é considerado o trecho mais difícil da expedição, e depois seguirá para Niterói, somente na semana que vem, na base do Centro de Estudos do Mar – CEM. Essa é considerada uma das maiores expedições do país com 650 milhas náuticas percorridas sem o auxílio de equipamentos eletrônicos.

A média do grupo é de 30 até 40 milhas náuticas por dia e eles têm ajuda de bússola e carta náutica. “Ontem [terça-feira] foi um dia de navegação difícil, muito técnica e conseguimos cruzar mais um estado”, destacou Douglas Moura, 39 anos, niteroiense e um dos líderes da expedição.

De acordo com divulgação do evento os atletas estão levando seus mantimentos e equipamentos de dormir para quando não tiverem abrigo poderem dormir nas praias mais remotas pelo litoral. A 4ª edição cruzou todo o estado do Espírito Santo até o Rio de Janeiro e já foram mais de 700km navegados. O trajeto entre Barra de São João e Macaé tem expectativa de 120km e várias horas no mar.

A Canoa Havaiana ou Polinésia, são nomes para determinar o esporte que surgiu na região polinésia e que originalmente é conhecido como Va´A, Wa´A ou Waka. A cultura da canoa existe há mais de 3 mil anos e elas foram inicialmente usadas pelos povos polinésios com a necessidade de colonizar novas terras na região polinésia, conjunto de ilhas do Pacífico que incluem Tahiti, Havaí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − onze =