Niteroiense ganha campeonato Panamericano de Kung Fu

O jovem niteroiense Gabriel Guarino de Almeida, de 24 anos, doutorando em Direito, foi campeão Panamericano de Kung Fu (wushu), no último dia 12, na Costa Rica. Ele também foi campeão brasileiro em setembro do ano passado, em Brasília. Convocado para a Seleção Brasileira, se prepara para disputar o 7º Campeonato Mundial de Kung Fu, na categoria de espada, na China.

Esta competição, no Monte Shan, no topo da montanha, local sagrado dos budistas, terá a participação de 20 atletas brasileiros, sendo Gabriel o único do Estado do Rio de Janeiro, e poderá ser o passaporte para que esta modalidade esportiva seja mais uma competição na próxima Olimpíada.

A história de Gabriel no Kung Fu aconteceu por acaso, levado por um amigo para uma academia. “A possibilidade do desenvolvimento corpo, mente e espírito, com a meditação, foi que me manteve neste aprendizado até chegar na faixa preta, embora tenha outras etapas (o 7º grau) para chegar ao topo”, diz o atleta.

A primeira disputa de Gabriel foi em 2010, quando ganhou o Campeonato Estadual. No mesmo ano foi classificado para o Campeonato Brasileiro e não teve patrocinador para ir à disputa. Dois anos depois, em 2012, disputou em Fortaleza no novo campeonato brasileiro e ficou em segundo lugar.

Aluno da faculdade de Direito na UFF, parou de competir em 2013 e 2014 para concluir o curso e fazer mestrado. Retomou o esporte em 2016, assumindo de vez os treinos. Para se manter, abriu um curso e passou a ser professor de Kung Fu. Neste mesmo ano ganhou o Campeonato Brasileiro e foi convocando para a Seleção Brasileira.

Enquanto espera a competição, Gabriel treina intensivamente, dá aula na academia Corpo e Capacitação, em Icaraí, faz balé clássico para seu fortalecimento aeróbico e corre atrás de patrocinadores para completar gastos na sua ida à China.

Com tantas atividades, ainda tem tempo e folego para estudar e preparar sua tese “Mediação de Conflitos”, como doutorando em Direito do Capes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =