Niterói vai financiar aumento do efetivo dos Bombeiros na cidade

A Prefeitura de Niterói vai firmar no mês que vem um convênio com o Corpo de Bombeiros para dobrar o efetivo da corporação na cidade, pagando gratificações a agentes de outras cidades que aceitarem trabalhar em Niterói nos dias de folga. Ontem, o prefeito Rodrigo Neves recebeu em seu gabinete o novo comandante dos Bombeiros em Niterói, o coronel bombeiro José Albucacys, para tratar de detalhes do convênio. Também participaram da reunião os secretários Axel Grael (Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão), Paulo Henrique de Moraes (Gabinete de Gestão Integrada) e Walace Medeiros (Defesa Civil e Geotecnia), além do deputado estadual Coronel Salema e do comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Sylvio Ricardo Guerra.

O convênio com o Corpo de Bombeiros seguirá o mesmo padrão do termo firmado com a Polícia Militar, que possibilitou triplicar o número de policiais nas ruas da cidade. A exemplo do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), da PM, o convênio com os Bombeiros vai permitir que agentes de outras cidades do Estado sejam voluntários para trabalhar em Niterói nos dias de folga em troca de uma gratificação paga pela Prefeitura de Niterói, através do Regime Adicional de Serviço (RAS). Serão investidos pela prefeitura R$ 3 milhões por ano.
“Acredito nessa integração das forças públicas para atender as demandas da população. A Prefeitura não tem medido esforços para reforçar o efetivo policial na cidade e agora vamos estender este esforço para garantir um efetivo maior do Corpo de Bombeiros”, disse o prefeito.
Segundo o coronel Albucacys, o efetivo extra será de grande ajuda no período de estiagem, que começa agora, quando aumentam os riscos de incêndios florestais.

“O Corpo de Bombeiros está bem equipado para atender emergências na cidade. No entanto, essa demanda extraordinária de incêndios florestais requer o emprego de uma força de trabalho maior e realmente nós precisamos desse apoio da prefeitura para ampliarmos nosso contingente nesse período”, destacou Albucacys.

A Prefeitura de Niterói já mantém convênios com os Bombeiros na área de Defesa Civil e no programa de combate às queimadas na cidade.

Postos de salvamento
Em outra parceria com o Corpo de Bombeiros, moradores e frequentadores das praias da Região Oceânica terão à sua disposição uma base fixa de apoio para caso de emergências e os salva-vidas que atuam nesses locais terão uma estrutura melhor para atender ao público. A Prefeitura de Niterói iniciou, semana passada, a construção de um dos seis postos salva-vidas fixos que atenderão a região. O trabalho começou pela Praia de Piratininga.
Serão seis postos no total, sendo três em Piratininga, um em Camboinhas, um em Itaipu e um em Itacoatiara. O projeto arquitetônico apresentado para os equipamentos inclui dois pavimentos, depósito, banheiro e uma sala que funcionará como observatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *