Niterói vai acelerar vacinação de pessoas com comorbidades

A Prefeitura de Niterói vai acelerar, a partir da próxima semana, a vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Tendo em vista a necessidade de seguir o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e os estoques disponíveis do imunizante, o município vai vacinar, a partir da próxima segunda-feira (10), pessoas com comorbidades de 45 ou mais. Até o dia 15, devem ser imunizadas pessoas de 35 anos ou mais.

Dentro do critério de comorbidades e deficiência permanente, na segunda (10) e terça-feira (11), serão imunizadas pessoas com 45 anos ou mais. Na quarta (12) e quinta-feira (13), pessoas com 40 ou mais, e na sexta-feira (14) e sábado (15), pessoas com 35 ou mais. Pacientes com doença renal crônica, pessoas com Síndrome de Down, gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) – todos acima de 18 anos – podem ir aos postos para tomar a primeira dose em qualquer dia da semana. 

O secretário municipal de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, em mais um encontro semanal com o prefeito Axel
Grael, aproveitou para informar a população sobre a vacinação na cidade. “Devido a falta de entrega da vacina Coronavac por parte do Ministério da saúde, precisamos reajustar o calendário. com isso, priorizamos novamente as pessoas com mais idades”, disse.

Com o anúncio a imunização no município ficará da seguinte forma: inicia nessa sexta-feira (7) a segunda dose para pessoas com 66 anos ou mais. Com a alteração no calendário, a vacinação do grupo de comorbidades ou deficiência permanente com 18 anos ou mais deve ser concluída até 21 de maio. O secretário ainda adiantou que existe a perspectiva de chegada de novas doses de CoronaVac nesta sexta-feira (7). Caso o quantitativo realmente chegue à cidade, a Prefeitura de Niterói vai anunciar novo cronograma de segunda dose para o imunizante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =