Niterói terá o maior terminal pesqueiro do Brasil, diz secretário

Com área total de 23.000 m², entre o espaço total das instalações e pátio de caminhões, o Terminal
Pesqueiro Público de Niterói finalmente será erguido na Avenida do Contorno, no Barreto, próximo à Ponte Rio-Niterói e conta com recursos provenientes do Governo Federal e da Prefeitura de Niterói.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Petróleo e Gás de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite, o Porto Pesqueiro, como ele chama, será um espetáculo e a obra vai trazer uma revitalização até do mar, que só tem lodo.

“Vamos trazer de volta uma circulação hídrica e vamos melhorar a qualidade da vida marinha e das praias, que vão se beneficiar. Por outro lado, vamos trazer a empregabilidade, impostos e riquezas que estão indo para outro lugar”, destacou o secretário.

No local, constantemente embarcações e seus pescadores que navegam em busca de sustento e contemplação, não conseguiam nada e agora, garante o secretário será diferente.
“Nós vamos fazer ele tão bacana que ele realmente vai ter um movimento de porto, porque atenderá a cerca de 104 grandes barcos. Vamos trazer a movimentação de cerca de R$ 500 milhões por ano, isso por baixo, para Niterói”, realçou Luiz Paulino.

Para Luiz Paulino, hoje os resultados da pesca não aparecem na cidade.

“O pescador descarrega em Jurujuba e leva lá para o Ceasa no Rio. Na Ponta D’Areia é a mesma coisa. A produção não fica em Niterói, que perde até o atum que vai para São Paulo. Então, todos me conhecem e sabem da minha obstinação para botar o terminal para funcionar, vamos buscar uma Parceria Público Privada (PPP), pois já temos tudo pronto, pegar o terreno ao lado que era usado como fábrica pela Emusa e fazer o maior terminal do Brasil”, prometeu o secretário.

Segundo ele, o local terá posto de abastecimento, fábrica de gelo, câmara frigorífica, banco, lojas de artigos de pesca, restaurantes e mercados atacadistas. “Tudo perto para facilitar a vida do pescador e do turista que ganhará um novo point”, afirmou.

DRAGAGEM
Conforme A Tribuna adiantou, depois que o Inea autorizou o estudo de impacto ambiental, agora só falta a data de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores para a liberação das obras. Paulino disse que Niterói tem um polo naval importantíssimo.

“Tudo que se precisa para construir ou reformar um navio se tem aqui. Temos empresa do porte da Rolls Royce, da General Eletric (GE), então essas empresas estão precisando deste apoio, pois sem a dragagem o navio não encosta e o importante é fazer o serviço atracado”, afirmou.

Segundo ele, não tendo o calado (profundidade adequada) não tem a obra, seja de manutenção, de reparo ou construção e tiramos.

“Vamos baixar esse leito, com uma limpeza na área, isto é uma manutenção nos canais do acesso, na beirada do cais é do dono. A princípio vamos sair dos atuais seis metros de profundidade para 11 metros de profundidade”

5 comentários em “Niterói terá o maior terminal pesqueiro do Brasil, diz secretário

    • 15 de setembro de 2019 em 22:58
      Permalink

      Se acontecer será muito importante para o setor como um todo. Para o Estado do Rio que já foi polo do maior parque industrial de CONSERVAS de PESCADO pode ser um divisor de águas. Torço muito para que saia do papel este relevante projeto

      Resposta
  • 15 de setembro de 2019 em 22:50
    Permalink

    Muito bom 👏👏👏

    Resposta
  • 16 de setembro de 2019 em 00:08
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa de pensarem em um terminal de desembarque do pescado.
    É importante rever os conceitos da construção, pois o local escolhido, onde já existe uma pequena construção do extinto Ministerio da pesca, se mostra absolutamente inviável pera a atividade.
    O assoreamento atual se mostrara recorrente, na medida em que não há circulação de corrente, o que condena o local a custos elevados e permanente de manutenção do leito do braço da baía.
    Ademais, o trânsito da entrada do estreito onde embarcações de pesca irão disputar espaço com rebocadores, navios e suply’, se mostra inconveniente e tecnicamente inadequado para a atividade.
    Áreas de navegação livre e sem a exigência de dragagens permanentes como do canal do Gradim, por exemplo, onde existem áreas públicas disponíveis como por exemplo a da termo-eletrica desativada, com excelente acesso rodoviário pela BR 101, se mostram muito mais viáveis do que a tentativa de aproveitamento de área inapta a atividade.
    De qualquer maneira, parabéns pela iniciativa de pensarem em um terminal pesqueiro, me os ali!!

    Resposta
  • 16 de setembro de 2019 em 20:34
    Permalink

    EXPECTATIVA: Monotrilho até Itaboraí passando por S. Gonçalo e chegando ao Comperj; revitalização do centro de Niterói; Revitalização do Caio Marins com construção de Shopping e praças; Revitalização da orla desde a ponta d’areia até Charitas, com decks e quiosques padronizados; construção do maior terminal pesqueiro do País, com restaurantes e áreas de lazer; revitalização do antigo mercado municipal, etc, etc. REALIDADE: NADA DISSO SERÁ CONCRETIZADO. SÓ PROPAGANDA ENGANOSA

    Resposta

Deixe uma resposta para Cleverson de Lima Neves Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *