Niterói terá calendário repleto de competições esportivas no mês que vem

A cidade de Niterói será palco do maior festival de esportes ao ar livre do Brasil no início de junho, do dia 1º, até o dia 26. O Itacoatiara Pro 2022 reunirá centenas de atletas profissionais do mundo todo em competições de sete modalidades: Bodyboard, Surfe, Canoa Havaiana, Downhill, Vela, Parapente e Skate. Além disso, terá vinte atrações musicais, entre elas a banda Bicho Solto, Oriente, e Nando Reis e Sebastião.

O ponta pé inicial será dado pela competição que dá nome ao evento: o Itacoatiara Pro Série Brasil de Bodyboard, entre os dias 2 e 5 de junho. A etapa reúne os melhores do Brasil. Logo depois, ocorrerá o Itacoatiara Pro World Contest, o mundial da modalidade. A janela de competição 06 até o dia 16 de junho. Mas dessa vez o evento não ficará restrito a Praia da Região Oceânica de Niterói. Exclusivo para A TRIBUNA, Giu Lara – que é um dos organizadores do evento – explicou que cresceu para um festival de esportes ao ar livre, com as modalidades mencionadas acima, ressaltando que a cidade de Niterói é privilegiada e já contempla esses esportes.

Jogadores do Niterói Futebol Clubeposam com a taça da Copa Sino – Tony D’Andrea

O Itacoatiara nasceu como um festival de bodyboard, onde já existia a etapa do circuito mundial e do brasileiro. A gente quer que continue se consolidando, porque Niterói tem uma costa privilegiada, pontos turísticos incríveis. E a gente está só coroando a cidade e o que ela já tem, colocando competições de alto nível nesses pontos. Niterói ela por si só já é uma beleza a parte e já contempla esses esportes”, disse Giu Lara, que completou destacando que o Itacoatiara Pro tem o objetivo de promover o esporte e o entretenimento na Cidade Sorriso.

“O que a gente espera é muita energia positiva, muita alegria, muito esporte, muita criança, muita gente engajada num festival que queremos que seja marcante e fique para sempre no calendário da cidade”, concluiu.

Para o secretário municipal de Esportes, Luiz Carlos Gallo, Niterói sempre teve a vocação nata para o esporte e vem comprovando isso a cada ano. E nada melhor do que voltar com força total depois de tanto tempo sem atividades por conta da pandemia.

“Niterói vive e respira esporte. A cidade tem uma eterna vocação esportiva. Não à toa revelamos nomes de renome em todas as modalidades. Através do esporte, o nome de Niterói é levado para o Brasil e o mundo. Nesta semana mesmo tivemos o exemplo do Gabriel (Sampaio) que pode ter surfado a maior onda da história do surfe, que repercutiu absurdamente, divulgando a cidade. Este mês de junho vai marcar a volta em grande estilo dos eventos esportivos da cidade após esse doloroso período de paralisação por conta da pandemia. Será sensacional”, afirmou.

COMPETIÇÃO DE SKATE EM NITERÓI
Um desses esportes contemplados, será o Skate. Desde a inauguração do Skate Park de São Francisco, não houve uma competição de alto nível no local. Entretanto, na primeira quinzena de junho, o Itacoatiara Pro levará logo duas: o Circuito Niteroiense, que reunirá os melhores skatistas da cidade; e no mesmo final de semana, a etapa profissional, com os principais nomes do Brasil, e curadoria de Bob Burnquist, um dos maiores do esporte. Haverá competições masculinas e femininas, e a inscrição para a etapa municipal ainda será divulgada.

Bob Burnquist, skatista

Além disso, após ocorrer uma das maiores ondas surfadas no país em Itacoá, feito realizado pelo niteroiense Gabriel Sampaio, a praia receberá uma competição de surfe no próximo mês. Surfistas convidados comparecerão ao local, para a disputa do Itacoatiara Pro Surf, entre os dias 17 e 22 de junho.

No entanto, há competições que já estão com inscrição acontecendo, e datas divulgadas. O evento de Canoa Havaiana VAA, ocorrerá no dia 5 de junho, e o de Parapente, que será nos dias 18 e 19, estão recebendo as inscrições no Instagram oficial do Itacoatiara Pro. O Circuito Carioca de Mountain Bike Donwhill receberá os atletas interessados na secretaria do evento, no Parque da Cidade, até o dia 11 de junho, primeiro dia de competição.

Giu Lara ainda garantiu que todos os esportes terão atletas de alto nível do Brasil e do mundo, o que vai elevar a disputa pelos títulos. E no compromisso de promover a prática esportiva, o organizador falou que a competição de Vela terá as classes lazer, dingue e optimist, para que os velejadores fiquem próximo da costa, em São Francisco.

“Na Vela a gente vai trabalhar com essas classes e fazer um espetáculo bem bonito na praia de Saão Francisco, onde as pessoas vão poder ter um pouco mais de acesso à corrida de vela. Então estamos trabalhando com barcos menores para favorecer as categorias de base, as crianças”, falou.

CALENDÁRIO DE ESPORTES EM NITERÓI
Bodyboard:

  • Itacoatiara Pro Série Brasil: dias 02 e 06 de junho, na Praia de Itacoatiara;
  • Itacoatiara World Contest: 06 até 16 de junho, na Praia de Itacoatiara;
    Canoa Havaiana: no dia 05 de junho, na Praia de Itaipu;
    Mountain Bike Downhill: 11 e 12 de junho, no Parque da Cidade;
    Surfe: 17 até 22 de junho, na Praia de Itacoatiara;
    Parapente: 18 e 19 de junho, no Parque da Cidade;
    Vela: ainda será anunciado as datas, e ocorrerá na Praia de São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.