Niterói sedia meia maratona e passeio ciclístico

A orla de Niterói ganhou um colorido especial neste domingo. Moradores da cidade, esportistas e visitantes de várias partes do estado participaram de dois eventos que juntos reuniram mais de 3,5 mil pessoas: a meia maratona e o passeio ciclístico que abriu a Semana Nacional do Trânsito.

A Meia Maratona de Niterói começou cedo, por volta de 7 horas nas categorias de 21 quilômetros (masculina) e 5 quilômetros (feminina) no Caminho Niemeyer.

Logo após o encerramento da prova de corrida, foi a vez do passeio ciclístico promovido pela prefeitura em abertura na Semana Nacional do Trânsito. A largada ocorreu na Concha Acústica, no Centro, com os participantes pedalando até o Cafubá, em Piratininga, cruzando o Túnel Charitas-Cafubá. O final da confraternização ocorreu na Praça do Rádio Amador, em Charitas.

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou dos dois eventos. Na meia maratona, ele completou cinco quilômetros em 30 minutos. Depois da prova, ele se juntou ao grupo de bicicleta durante todo o percurso.

Neves ressaltou que a prefeitura está trabalhando para melhorar cada vez mais a mobilidade pública na cidade e realizou obras importantes como o túnel Charitas-Cafubá, e implantou projetos de gestão de tráfego como o Centro de Operações e os sinais inteligentes nas ruas do município.

“Nós sabemos que as cidades só serão sustentáveis se tivermos, cada vez mais, mobilidade com incentivo ao uso de bicicletas. Esse é o caminho que Niterói está desenvolvendo. Já quintuplicamos o número de ciclistas que utilizam as bicicletas não apenas como lazer, mas para mobilidade. Ampliamos o número de ciclovias e implantamos o primeiro bicicletário coberto da história da cidade, na Praça Araribóia. A sustentabilidade é um caminho sem volta”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo reiterou que a cidade está se mobilizando para construir uma Niterói cada vez melhor e eventos esportivos dessa natureza refletem essa tendência.

Para Isabella Ledo, coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, o passeio é mais forma de incentivar o uso de bicicleta e a conscientização dos motoristas e população.

“Estamos trabalhando para um trânsito mais humano. Tomamos as ruas e trouxemos para a cidade pessoas de várias partes do estado. Todos aproveitaram e demos mais um passo no caminho de Niterói mais sustentável”, avalia Isabella.
Os dois eventos contaram com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e com agentes das NitTRans e Secretaria de ordem Pública com a Guarda Municipal atuando no suporte, além dos guardas que trabalham no ciclo patrulhamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *