Niterói se prepara para o Censo 2022

A Prefeitura de Niterói participou de uma reunião que vai preparar a cidade para receber o Censo 2022. O objetivo é alinhar estratégias junto ao município para que os trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tenham suporte para treinamento e para os dias de pesquisa.

O Censo Demográfico é um estudo que levanta informações sobre a população do país e sua condição de vida com objetivo de contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem. Com base nesses dados é que são pensadas as políticas públicas e feita a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada.

Luiz Carlos Lima dos Santos, coordenador de área do Censo Demográfico de Niterói, conta que a parceria com os órgãos municipais é necessária para a realização do trabalho. “Essa foi a primeira reunião que fizemos para definir as estratégias para o Censo 2022. A parceria com a prefeitura é fundamental para organizarmos a estrutura que o processo pede, como espaço para treinamento, disponibilidade de local de apoio ao trabalho de campo”, explicou.

O Censo é realizado a cada 10 anos. O último, data de 2010. Em 2020 aconteceria um novo que foi adiado em razão da pandemia. A previsão é que ele tenha início em junho de 2022, com duração de 3 meses. Serão 501 recenseadores no município aprovados pelo concurso que terá inscrições abertas a partir do início de dezembro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 18 =