Niterói reabre quiosques, mas praias permanecem proibidas

O novo decreto estabelecido pelo prefeito Axel Grael permite a reabertura dos quiosques nas praias da cidade e flexibiliza o horário do comércio. Mas a permanência de banhistas nas areias continua proibida. As novas regras publicadas no Diário Oficial deste sábado (1º), entram em vigor a partir da segunda-feira (3). Também foi autorizado o retorno das atividades de toda a rede de educação na forma presencial, e por conta disso os profissionais serão testados na medida em que sua unidade de atuação for reaberta.

Uma nova flexibilização só está sendo possível graças ao retorno da cidade para a bandeira amarela, que aconteceu devido a diminuição do indicador síntese para 9,00. Antes, com a cidade no nível laranja, o indicador síntese marcava 10,50. O número é resultado das medidas restritivas impostas na cidade e respeitadas pela população com mais intensidade durante o “superferiadão” no início de abril. A cidade tinha mais de 80% dos leitos de UTI ocupados. Situação que se reverteu na última semana, quando a taxa de ocupação hospitalar caiu de 86% para 68%.

“Nosso esforço foi para salvar vidas. Fizemos todo o trabalho de estruturação da rede hospitalar para atender a essa demanda. Temos os programas sociais Empresa Cidadã, Renda Básica, Busca Ativa, que atenderam cerca de 50 mil pessoas. Sempre que a cidade precisou, nós não hesitamos em tomar as medidas necessárias para controlar os casos de contaminação e de internação no município”, explicou o prefeito.

As aulas nas instituições educacionais e estabelecimentos de ensino situados no município de Niterói podem retornar da seguinte forma: Educação infantil, fundamental 1 e 2, ensino médio e superior, todos liberados para funcionar na forma presencial. Estabelecimentos de ensino de esportes, música, arte e cultura, cursos de idiomas, cursos livres, preparatórios e profissionalizantes e centros de treinamento e de formação de condutores também ficam autorizados a funcionar na forma presencial.

As atividades de esportes coletivos nas praias ficam permitidas das 6h às 10h e das 18h às 22h. Já em locais privados, tais como escolinhas de lutas, estúdios de dança, treinamento funcional e similares, das 6h às 23h de segunda a sexta-feira, e das 6h às 14h nos sábados, domingos e feriados, a partir do dia 3 de maio de 2021. Já as academias de ginástica, lutas e danças abrem das 6h às 23h de segunda a sexta-feira, e das 6h às 14h nos sábados, domingos e feriados.

Vendedores estão proibidos de comercializar nas areias das praias, assim como a estada de banhistas no local em qualquer horário. Já os quiosques os quiosques, que poderão funcionar das 8h às 18h. Os shoppings podem abrir das 10h às 22h. Igrejas podem funcionar já a partir deste sábado (1º) com 30% da capacidade total. Fica autorizada ainda a abertura de bares, restaurantes à la carte, buffet, prato feito ou self service das 11h à 00h, a partir da segunda-feira (3). Lanchonetes e cafeterias podem funcionar 6h às 22h. Food trucks, das 17h às 24h e os quiosques em geral, das 8h às 18h.

Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de espetáculo e salas de apresentação podem atender o público das 11h às 22h. Os salões de cabeleireiro, barbearias estão autorizados a receberem clientes das 9h às 20h. Clubes sociais e esportivos funcionam das 6h às 21h e bancas de jornal vão funcionar das 7h às 18h.

Esportes – Em relação ao voo livre no Parque da Cidade, depois de uma reunião com a Confederação Brasileira de Voo Livre e com o Clube Oceânico de Voo Livre ficou definido que o voo individual e duplo poderão acontecer de terça a sexta das 7h às 18h. Aos sábados e domingos só será permitido o voo individual das 7h às 14h.

Fica permitido o funcionamento dos seguintes espaços públicos das 7h às 16h: Campo de São Bento (limitado a 1.100 pessoas), Horto do Fonseca, incluindo o Skatepark (limitado a 350 pessoas), Horto do Barreto (limitado a 350 pessoas), Parque das Águas (limitado a 350 pessoas), Horto de Itaipu (limitado a 350 pessoas). O Parque da Cidade  (limitado a 350 pessoas), pode abrir das 7h às 18h. E o Skatepark da Praia de São Francisco ficará aberto de 6h às 22h.

VACINAÇÃO

A Prefeitura de Niterói inicia na segunda-feira (3) uma nova fase no calendário de vacinação contra a Covid-19. Começarão a ser vacinadas as pessoas com comorbidade. Na sexta (30) e sábado (1º) será concluída a vacinação de idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área de Saúde.

Pelo novo calendário, pessoas com comorbidades e deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão vacinadas a partir de segunda-feira (3), por idade. Doença renal crônica, gestantes e puérperas até 45 dias e a partir de 18 anos poderão ir aos postos para tomar a primeira dose em qualquer dia da semana, a partir do dia 3 de maio. Para esse grupo será necessário apresentar RG e CPF, comprovante de residência e declaração médica.

Pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos poderão ser vacinadas em qualquer dia da semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 2 =