Niterói Presente chega à Alameda São Boaventura

Augusto Aguiar –

Uma das principais vias que corta boa parte da Zona Norte de Niterói, a Alameda São Boaventura passou, desde a manhã de ontem (23), a ter reforço no patrulhamento com a chegada do Programa Niterói Presente, que foi lançado oficialmente no Horto pelo prefeito Rodrigo Neves. A atuação dos agentes se estenderá para outras vias além da Alameda, importante ligação entre a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104) e a chegada ao Centro de Niterói ou acesso à Ponte Rio-Niterói.

Menos de uma hora do início das operações, os agentes efetuaram a primeira prisão no Fonseca. Luiz Alfredo Miranda da Silva, de 21 anos, foi abordado pelos agentes e identificado. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Justiça por roubo de carro. Luiz Alfredo foi encaminhado para a delegacia e ficou preso. Desde o início das operações na cidade, os agentes do Niterói Presente já prenderam 83 criminosos procurados pela Justiça.

O Programa Niterói Presente chega à Zona Norte com trios formados por dois policiais militares e um agente civil, com os primeiros podendo ser aposentados ou da ativa, atuando em dias de folga, que terão remuneração extra a cargo da prefeitura. O programa faz parte de iniciativas do município às forças estaduais de segurança e começou a atuar no fim do ano passado em Icaraí, na Zona Sul da cidade, indo para o Centro, e ampliado na Zona sul (Santa Rosa e Jardim Icaraí) no início desse ano.

A presença dos agentes do Niterói Presente na Zona Norte da cidade tem beneficiado diretamente a população, que vinha se queixando da ousadia dos criminosos, que praticavam roubos a transeuntes e de estabelecimentos comerciais, o que obrigava os moradores e transeuntes a alterarem suas rotinas. As ocorrências do gênero estariam levando inclusive comerciantes a encerrarem suas atividades na região e moradores a deixaram seus imóveis, esse último caso relacionado à ação criminosa de traficantes em acessos a várias comunidades situadas na Zona Norte.

A presença dos agentes vem a somar com a Polícia Militar e aumentar a sensação de segurança nas ruas, sobretudo em horários de pico. O programa já atuava diariamente em Icaraí com média de 150 agentes, o mesmo número no Centro, e outros 50 em Santa Rosa e no Jardim Icaraí. O patrulhamento vai funcionar das 6h30min às 22 horas, em dois turnos, e contará ainda com seis motocicletas que darão suporte ao patrulhamento.

Custeado pela Prefeitura de Niterói, o programa faz parte de um pacote de ações da administração municipal em apoio às forças de segurança do Governo do Estado e começou a funcionar na cidade no dia 15 de dezembro pelo bairro de Icaraí. Foi estendido para o Centro, Santa Rosa e Jardim Icaraí nos primeiros meses deste ano e agora chega ao Fonseca, o primeiro bairro da Zona Norte da Cidade a contar com o programa.
Aumento no número de agentes do Proeis.

O programa é custeado integralmente pela Prefeitura, através de convênio firmado com a PM, que será renovado este mês. Além da renovação, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que vai ampliar para 250 o número de vagas disponíveis no programa. Atualmente, são disponibilizadas 150 vagas diárias para que PMs, até mesmo de outros batalhões, realizem patrulhamento pelas ruas do município em seus horários de folga.

Esses PMs estão atuando em diversos locais da cidade como Avenida Sete de Setembro, Avenida Amaral Peixoto, Estação das Barcas, Terminal Rodoviário João Goulart, Lopes Trovão, Coronel Moreira César, Rua da Conceição, Largo da Batalha, Vital Brazil, entre outros. Já aderiram ao programa na cidade, profissionais que atuam nas UPPS Caju, Camarista, Mangueira, Prazeres, São Carlos, Rocinha, Alemão, 4° CPA, BPRv, 7º BPM, 23º BPM, entre outros. No 12º BPM, mais de 20 policiais aderiram ao Proeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − seis =