Niterói mantém medidas restritivas

O prefeito Axel Grael, na reunião semanal que realiza no Gabinete de Crise, relembrou as medidas que o município de Niterói tomou para ajudar a população durante a pandemia. Ao citar o auxílio mensal no valor de R$ 500, Axel informou que foi publicado no Diário Oficial de hoje, uma sanção prorrogando os programas Renda Básica Temporária, Busca Ativa e Empresa Cidadã, por mais quatro meses. A Prefeitura de Niterói decidiu manter por mais dez dias as medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na cidade.

“Isso significa um investimento de grande dimensão na capacidade da cidade de Niterói superar esse momento difícil”, disse o prefeito Axel.

A secretária de Planejamento, Ellen Benedetti, explicou sobre o pagamento que estava em atraso.

“Hoje foi realizado o créditoo de todos os beneficiários do programa Busca Ativa e dos Microempreendedores individuais. Houve um atraso no pagamento que estava previsto para a segunda-feira, mas esse pagamento já foi acertado”, explicou

O prefeito relembrou que na última semana, se fez necessário implantar novas medidas restritivas na cidade com a intenção de conter a proliferação do coronavírus no município.

“Na quinta-feira (4) anunciamos um decreto com a vigência de 15 dias, que resringia o funcionamento dos comércios na cidade.Tudo foi feito para evitar aglomerações. Avisamos que após o período de vigência dessas medidas, faríamos uma avaliação para determinar se essas medidas permaneciam ou poderiam ser flexibilizadas. Passamos a manhã e a tarde discutindo sobre isso e pelos números atuais da covid no nosso município, conseguimos conter alguns números e evitar que entrássemos na fase laranja, que nos obriga a fechar tudo de novo. Continuaremos avaliando diariamente, e dependendo de como as coisas caminharem, poderemos felxibilizar essas medidas”, explicou Axel.

O prefeito fez questão de explicar sobre de determinados comércios.
“O decreto determina que bares e restaurantes fechem às 18h, mas com isso não estamos culpando essa classe pelo coronavírus. Mas é importante que a gente evite as aglomerações. Nós também fechamos os quiosques para que as pessoas evitem de ir à praia”.

O secretário de saúde, Rodrigo Oliveira, falou sobre a situação da pandemia em Niterói e o processo de vacinação.

“Vários estados já estão em colapso. Nós estamos com o indicador síntese de 9,38 devido a taxa de crescimetno de internações. Nós avisamos que se os números melhorassem, poderíamos flexibilizar as medidas. Mas infelizmente devido ao número de internações que aumentou, estamos no indicador síntese de 9,38, nao conseguimos fazer essa mudança. A velocidade do número de internações está crescendo muito. Não estamos em colapso, mas nao vamos esperar isso acontecer para tomar as medidas. As restrições precisam ser feitas justamente para que isso não aconteça”, explicou.

O secretário informou alguns dados para que a população possa ter noção do aumento do número de infectados. O hospital Oceânico, por exemplo, tinha 63 internados na semana passada e hoje pela manhã já eram 93. Um aumento de 30 pessoas em 10 dias.

Sobre a campanha de vacinação na cidade, Rodrigo disse que Niterói recebeu pouco mais de 5 mil doses e continuarão com a imunização amanhã.

Confira o calendário de vacinação:

Sexta-feira, dia 12 – a partir de 77 anos
Segunda-feira, dia 15 – a partir de 77 anos
Terça-feira, dia 16 – a partir de 76 anos
Quarta-feira, dia 17 – a partir de 76 anos
Quinta-feira, dia 18 – a partir de 75 anos
Sexta-feira, dia 19 – a partir de 75 anos.

Endereços dos locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.
Clube Central – Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí.
Drive thru da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =