Niterói inaugura espaço multiuso no Centro Petrobras de Cinema

A partir de setembro, Niterói passa a contar com um espaço multiuso para apresentações musicais, teatrais, de dança e cinema, além de auditório. A sala, que vai funcionar no Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos, ganhará o nome do cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do Cinema Novo.
O espaço, que possui 491 lugares, será todo equipado com o que há de mais moderno em termos de projeção para cinema. O presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, explica que o novo equipamento cultural da cidade será o primeiro a funcionar desta forma híbrida: uma casa de espetáculos, cinema e convenções.
“Será o maior espaço público da cidade, em termo de quantidade de lugares, integrando o Complexo Petrobras de Cinema, com prédios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Estamos montando uma programação para o espaço, que terá palestra, avant-première, entre outras atividades”, explica Diniz, ressaltando que na licitação na qual definiu, em 2014, o grupo Reserva Cultural como concessionário das salas de cinema do Complexo, ficou de fora todo o segundo bloco da estrutura, o prédio em formato de rolo de filme.
Para este prédio, a Prefeitura de Niterói projetou, além do auditório multiuso, o Museu do Cinema. O objetivo, segundo Diniz, é oferecer ao público em geral, estudantes, professores e àqueles que produzem ou pesquisam no campo do documentário, uma instituição única que disponibilize acesso a filmes e documentos.

                                                          Estrutura
O prédio, que tem o formato de um rolo de filme, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, para ser o maior museu de cinema d oBrasil, e faz parte do complexo cultural Caminho Niemeyer, localizado ao longo da orla da cidade. Com três pavimentos, vai abrigar o auditório, o museu, administração e mais uma sala de projeção. Já o prédio principal abriga cinco salas de exibição da rede Reserva Cultural, lojas, livraria e bistrô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *