Niterói homenageia personalidades que fizeram história

“Temos que valorizar e homenagear quem faz história quando ainda estão vivos, para eles poderem desfrutar dessa homenagem”, com essas palavras, Beto Saad, secretário do idoso de Niterói definiu o Prêmio Personalidades da História de Niterói realizado nesta quinta-feira (13) pela primeira vez. O prêmio foi entregue a 20 pessoas do mais diversos seguimentos, indo desde engenheiro, passando por médico e chegando até professora. O que todos os nomes têm em comum é todos ajudaram a escrever a história de Niterói nos últimos anos.

“Realizamos uma pesquisa minuciosa, foram dezenas de nomes que poderiam receber este prêmio, mas tivemos que reduzir até os 20 nomes escolhidos. Foi uma lista bem diversificada, queremos que eles sejam reconhecidos em vida. Muitas vezes quando este tipo de prêmio é entregue é a família, postumamente. Queremos que eles tenham esse prêmio e possam dividir com todos por muitos anos ainda”, completou Beto Saad.

O palco do Teatro Municipal de Niterói ficou pequeno para tantos homenageados. Cada um na sua área foi importante para Niterói e um a um receberam o prêmio, valorizando não o que fizeram pela cidade, mas o que Niterói fez pro eles. Muitos não nasceram no município mas como o cantor Dalto Medeiros disse, é muito orgulho falar que é de Niterói. O tricampeão mundial de futebol Gerson, o eterno “Canhotinha de Ouro” foi um dos nomes escolhidos. Com seus 77 anos, o ex-jogador parabenizou a premiação, lembrando do Projeto Gerson, que trabalha com crianças e jovens dos 4 aos 17 anos. E finalizou falando a importância que os mais velhos tem de passar a experiência para as novas gerações.
Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega do prêmio à poetisa Neide Barros Rêgo. Visivelmente emocionado ele declamou uma de suas poesias e ofereceu o prêmio à sua irmã gêmea Nilde Barros, que estava na plateia.

“Homenagear alguém que está atuando, como um capitão que está a frente é fácil, mas dar um prêmio para alguém que já está aposentado é uma surpresa. Fico muito feliz e honrado de ser lembrado aqui em Niterói”, contou o Coronel Wilton Ribeiro.

Os nomes que foram homenageados ontem foram: Arcebispo Emérito Dom Alamo, ambientalista Odalir Dantas, Coronel Wilton Ribeiro, Engenheiro Sérgio Abunahaman, Monsenhor Elídio Robaina, poetisa Neide Barros Rêgo, médico Benjamim Velmovitsky, tabelião Gustavo Ráfare, professora Aydil de Carvalho Preis, compositor Eri Galvão, ministro Waldemar Zveiter, professora Márcia Pessanha, advogado Marcos Fioravanti, advogado Marcos Fioravanti, jornalista Estela Prestes, tri-campeão do mundo, Gerson Nunes, jornalista Jordan Amóra, médico José Bulhos Seba, procurador Michel Saad, promotor João Carlos Brasil, cantor Dalto Medeiros

Durante a entrega dos prêmios diversos dançarinos e músicos subiram ao palco para homenagear cada um dos 20 nomes. A noite foi encerrada com o cover de Tim Maia, Victor Sávios que fez todos aplaudirem de pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =