Niterói flexibiliza restrições a partir desta segunda

Após três semanas de duras medidas de isolamento social para conter a contaminação do Coronavírus, a partir desta segunda-feira (19), a cidade de Niterói inicia uma fase de reabertura econômica devido a melhora dos indicadores que avaliam a pandemia. A transição faz parte do Novo Plano de Transição Gradual para o Novo Normal – Distanciamento Responsável para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) publicado neste sábado (17) no Diário Oficial da cidade.

As medidas foram possíveis após a queda do indicador síntese de 12,8 pontos em meados de março, para 10,5 na última semana com tendência de queda. A previsão é que ao longo da semana o índice fique abaixo dos 10 pontos, saindo da Fase Laranja para a Fase Amarela 2. Assim, na flexibilização controlada da economia, os primeiros a abrir são os setores com baixo risco de contágio e alta relevância econômica e da mesma forma, os setores que devem continuar fechados por um período mais prolongado de tempo são aqueles que tem alto risco associado e baixo impacto econômico,

Desta forma, a partir desta segunda-feira, de acordo com o escalonamento feito pela prefeitura, oficializado no Diário Oficial deste sábado (17), os seguintes estabelecimentos estarão autorizados a funcionar: comércio de rua, shopping centers, cafeterias, centros comerciais, atividades individuais e coletivas ao ar livre e academias. Serviços do setor de beleza, como salões de beleza, e bancas de jornais podem funcionar a partir do dia 20. Clubes esportivos podem abrir a partir do dia 21 e teatros, cinemas e museus a partir do dia 22. Cada estabelecimento deverá se adequar aos limites de horário de cada setor previsto no decreto.

Também a partir de segunda, ficam permitidas as atividades de esportes coletivos nas praias, tais como escolinhas de vôlei, futebol, futevôlei, beach tennis, canoa havaiana, treinamento funcional e similares, entre 6h e 10h e entre 18h e 22h. Atividades de esportes coletivos em locais públicos e privados, tais como escolinhas de esportes e de lutas, estúdios de dança, treinamento funcional e similares, das 6h às 23h de segunda a sexta-feira, e das 6h às 13h aos sábados, domingos e feriados.

Todos os serviços essenciais que vinham funcionando normalmente durante essas três últimas semanas de restrições seguem abrindo pelos mesmos critérios de distanciamento e limitação de público, como os mercados, farmácia e o transporte público. Do mesmo modo, segue a orientação para o teletrabalho para funcionários da prefeitura e serve como orientação para trabalhadores da iniciativa privada.

As aulas presenciais da Educação Infantil continuam permitidas. O retorno do Ensino Fundamental I será feito aos poucos. Para o 1º, 2º ano e 3º ano, as aulas na forma presencial estão autorizadas a partir do dia 19 de abril. Para o 4º e 5º, as aulas retornam a partir do dia 26 de abril. O Ensino Fundamental II está autorizado a retomar as aulas presenciais no dia 3 de maio.

Apesar da reabertura, alguns estabelecimentos seguem fechados. Este é o caso de bares, quiosques, restaurantes com serviço de buffet e casas de festas, que só poderão reabrir quando a cidade retornar ao estágio Amarelo Nível 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. Casas noturnas só terão autorização para reabertura quando Niterói atingir o estágio Amarelo Nível 1, abaixo dos 5 pontos de acordo com o monitoramento da Covid-19 feito diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =