Niterói e SG terão tropas militares no segundo turno

Anderson Carvalho

Seis mil militares vão garantir a segurança no segundo turno das eleições na Região Metropolitana do Estado. Eles ficarão no Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Belford Roxo e Nova Iguaçu, onde a disputa eleitoral está acirrada e com índices elevados de violência. O efetivo será distribuído pelas cidades conforme a necessidade de cada uma e os militares atuarão em áreas com locais de votação. O objetivo é garantir a segurança dos eleitores e candidatos na eleição e a apuração dos votos. As informações são do Ministério da Defesa.

Caberá ao Comando Militar do Leste a logística da atuação das tropas. Elas estarão nos municípios a partir deste sábado e ficarão até o final da noite de domingo, após a apuração. Na capital, atuarão também militares da Marinha e da Aeronáutica. Nos demais municípios, somente do Exército. O Ministério da Defesa não divulgou quantos militares ficarão em cada cidade. O envio das tropas foi decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral no último dia 18, atendendo a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio no dia 5.

O contingente é um pouco menor que os 6,5 mil homens enviados para garantir a segurança no estado durante o primeiro turno. Cerca de 2,5 mil ficaram na Região Metropolitana. Os militares tinham sido enviados para as Olimpíadas e ficaram para a primeira fase do pleito a pedido do TRE. Ainda será definido onde os militares ficarão em cada município. Niterói não recebeu tropas no turno passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *