Niterói é a terceira cidade a gerar mais emprego em 2020

Em reunião com o gabinete de crise formado para coordenar as ações de enfrentamento da pandemia na cidade, o prefeito Axel Grael falou sobre a diminuição na taxa de ocupação dos leitos do município, e sobre como Niterói conseguiu gerar mais de três mil postos de emprego durante a pandemia. Além de citar a marca de 200 mil mortos pela covid-19 que o país atingiu nesta quinta-feira (7).

“Hoje atingimos uma marca triste no país. Passamos de 200 mil óbitos em função da covid 19. O país podia ter evitado muitas dessas mortes. Em Niterói estamos fazendo todo o esforço para salvar vidas”, disse Axel.

Em seguida o prefeito atualizou os números da covid-19 na cidade. Até a quinta-feira (7) foram 24.153 casos registrados, 23.197 pacientes recuperados, 649 óbitos, 115 pacientes que estã em isolamento sendo acompanhados pelas autoridades sanitárias e 192 pessoas hospitalizada com sintomas mais graves da doença.

O Secretário de Saúde Rodrigo Oliveira anunciou que a taxa de ocupação dos leitos reservados para pacientes em tratamento da covid-19 no município, diminuiu.

“Nos últimos cinco dias houve uma diminuição na demanda das nossas unidades que atendem emergência de covid. É com muita alegria que anuncio que, hoje, nós tivemos o melhor dia com a menor demanda de internações dos últimos dois meses”, disse o secretário. “Precisamos comemorar,mas não podemos relaxar nas medidas preventivas. O coronavírus não acabou. Ainda temos um tempo para passar por esse processo. Então nosso cuidado ainda é fundamental para proteger a nós mesmo e aos nossos entes”, complementou.

Axel falou novamente sobre o Programa Renda Básica Temporária que ajudou as famílias a passarem por esse período de desemprego causado pela pandemia.

A Secretária de Fazenda, Marília Ortiz, falou sobre o programa Empresa Cidadã que apoia as micro e pequenas empresas da cidade. Ela divulgou o calendário de pagamento dos empresários que recebem e informou que o auxílio dos taxistas será pago na próxima semana.

“Honrando o compromisso de prorrogar esse auxílio, já fizemos os pagamentos das empresas com até 19 funcionários,das empresas com até 40 funcionários e na sexta-feira (15), o pagamento para os taxistas”.

Marília lembrou que a política de empréstimo do programa Supera já disponibilizou mais de R$ 35 milhões para mais de 217 empresas. e continua disponível para micro e pequenos empreendedores que queiram obter esses empréstimos para capital de giros.

“Esses programas contribuíram para mais de 12 mil postos de trabalho fossem mantidos na cidade, ajudaram também a gerar três mil novos postos. Esses são dados da CAGED, que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério de Trabalho e Emprego. Isso atesta a efetividade desses programas e mostra que Niterói é a terceira cidade do estado que tem o maior numero de empregos gerados em 2020”, declarou a secretária.

A secretária de planejamento, Ellen Benedetti, explicou novamente como será feito o pagamento desse benefício. “A partir da sexta-feira (8) será iniciada a efetivação do crédito dos cartões do programa Renda Básica e Busca Ativa”.

De acordo com o calendário divulgado por Ellen, o pagamento fica da seguinte forma:

Sexta-feira (8): crédito dos micro-empreendedores individuais.

Sábado(9): crédito de quem faz parte do programa Busca Ativa (pescadores, artesãos, catadores de materiais recicláveis, ambulantes,quiosqueiros e jornaleiros, produtores agroecológicos e os profissionais de economia solidária).

Domingo (10), Segunda-feira (11) e terça-feira (12): crédito das famílias que fazem parte do Cadastro Único de Programas Sociais.

Quarta-feira (13) e quinta-feira (14): crédito das famílias que tem filhos matriculados na rede municipal de educação.

Sexta-feira (15): crédito dos taxistas.

Axel encerrou a live pedindo para que todos continuem usando máscara e seguindo os protocolos de prevenção para que a cidade possa manter a pandemia sob controle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =