Niterói é a quarta cidade em qualidade de vida para idosos

Raquel Morais

Um levantamento realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/FGV elegeu diversas cidades do Brasil, através do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, e Niterói foi pontuado como quarto município do país em qualidade de vida para o idoso. A cidade ficou atrás somente de Santos (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), que lideram o ranking. Ainda na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, São Gonçalo ficou em 103º lugar e Itaboraí, na 124ª colocação.

Para a análise dos municípios com mais de 100 mil habitantes foram destacados pontos como saúde, habitação, bem-estar, cultura, educação e trabalho. No quesito violência no trânsito, Niterói ficou em 48º lugar e quando o assunto foi distribuição de renda a cidade sorriso ficou em 37º lugar, por exemplo. “Niterói é uma cidade linda e cheia de ambientes naturais que deixam qualquer um com a boca aberta. Eu amo essa cidade e escolhi envelhecer nela, mesmo tendo oportunidade, na época que trabalhava, de morar no Rio de Janeiro. Eu não troquei naquela época e continuo não querendo trocar. Além do tom acolhedor também acho que a cidade é desenvolvida sem deixar de ter o ar de interior”, explicou o aposentado Antônio Silveira, 73 anos.

No quesito habitação Niterói também ficou em quarto lugar no acesso à rede de esgoto. Na educação o município também ficou bem colocado, em 17º lugar no acesso ao ensino superior. “Acho que só quem mora em Niterói entende essa cidade. Temos bons médicos, boas escolas, pontos turísticos lindos e uma série de vantagens. Sou apaixonada pela minha terra natal”, completou a dona de casa Kátia Regina Luís, 69 anos, moradora de Icaraí.

SÃO GONÇALO
O presidente da Comissão de Assuntos da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e do Deficiente da Câmara de São Gonçalo, vereador Dr. Armando Marins, propôs no início de fevereiro sete Projetos de Lei que visam elevar a qualidade de vida na cidade para os idosos. “A nossa população está vivendo mais, por isto é necessário que o poder público tenha políticas que contemplem as necessidades desta parcela da população, a fim de proporcionar a ela uma vida tranquila e saudável,” explicou o vereador em nota.

2 thoughts on “Niterói é a quarta cidade em qualidade de vida para idosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 13 =