Niterói dobrará a quantidade de radares eletrônicos

O presidente da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), coronel Paulo Afonso, afirmou em entrevista exclusiva para A TRIBUNA, que o órgão está contratando um novo estudo técnico para refazer o edital de licitação dos radares para a cidade. Desde 2017 os 15 radares foram desligados e retirados e o pregão visava a instalação desses equipamentos.

Agora o documento será reavaliado e a cidade contará, em breve, com mais de 30 pardais eletrônicos. O edital precisou ser refeito para não ficar obsoleto em termos tecnológicos, visto que a tecnologia desses aparelhos
modificam ao longo do tempo. Outra justificativa para a mudança do documento é em relação a própria mudança estrutural da cidade com a revitalização do Centro e obras de alargamento da Marquês do Paraná, por exemplo. Apesar do aumento da quantidade de radares, o secretário afirma
que os equipamentos não são fundamentais para a organização do trânsito de Niterói.

“Eles são necessários, mas não estão diretamente ligados a diminuição do número de acidentes. Temos na cidade todo um planejamento para melhorar o trânsito e isso inclui a presença do agente, placas, reversíveis e educação no trânsito”, contou.

Os aparelhos já têm alguns pontos de instalação definidos, como por exemplo, o túnel Charitas-Cafubá; os mergulhões José Vicente Filho e
Ângela Fernandes, ambos no Centro; a Avenida Roberto Silveira,
em Icaraí; a Alameda São Boaventura, no Fonseca; o Trevo de Maria Paula e na TransOceânica.


“Somente na Transoceânica, serão sete equipamentos em cada sentido, totalizando 14 radares. Os pardais fiscalizam contra avanço de sinal,
invasão de faixa exclusiva e excesso de velocidade”, completou Paulo Afonso.

O secretário explicou ainda que os radares vão continuar não autuando e sim detectando irregularidades, mas não multam instantaneamente e sim detectam e fazem a captura das imagens, que passam por análise, até virar uma autuação ou não.


“O condutor tem 30 dias para justificar a notificação. Só depois de uma análise isso poderá virar ou não uma infração. A prefeitura dá ampla liberdade de defesa e a ordem sempre é julgar e entender a notificação”, contou.

Ele ainda acrescentou que das notificações expedidas, 40% são retiradas e 60% viram uma infração propriamente dita.

REVERSÍVEL

Outra mudança no trânsito na cidade que está prevista depois do Carnaval será a criação de uma faixa reversível em Charitas. A pista auxiliar será usada, diariamente, provavelmente das 6h às 8h ou das 6h às 9h, para auxiliar motoristas que saírem do Túnel Charitas-Cafubá até a altura do
Skate Park, pela Avenida Quintino Bocaiúva.

“Quando um forte temporal assolou a cidade nós tivemos que abrir uma faixa reversível pois um trecho em Charitas ficou alagado. Vimos nessa situação a possibilidade de melhorar o trânsito nessa região, que é um pouco mais congestionado. Estamos definindo ainda o horário que
ela funcionará, mas vai ser uma ajuda na mobilidade”, finalizou
o secretário.

3 thoughts on “Niterói dobrará a quantidade de radares eletrônicos

  • 1 de fevereiro de 2020 em 10:11
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    Olá! Comentando a respeito, penso que: a av. Roberto Silveira deveria voltar a ter mão dupla, e no horario de pico da manhã sim colocar reversivel no sentido centro, pois a meu ver melhora o escoamento do transito na cidade.

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  • 2 de fevereiro de 2020 em 20:56
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    Ladroes do dinheiro do trabalhador!!! Nunca teve acidente no mergulhinho, vcs sao ladroes caça niquel!

    Resposta
  • 4 de fevereiro de 2020 em 13:08
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    Não é necessário! O trânsito já nem anda, radar pra que? Fabrica de multas descarada!

    Os maiores acidentes na Roberto Silveira por ex são entre ciclistas pela falta adequada de estrutura.

    Do jeito que está, não tem tido tantos transtornos, e como a própria matéria disse, o próprio radar não justifica a redução do número de acidentes…

    Então pra que?

    Resposta

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