Niterói conhece campeãs do Carnaval nesta quinta

Nesta quinta-feira (15), às 16h, na quadra da Unidos do Viradouro, no Barreto, os niteroienses conhecerão as campeãs do carnaval de Niterói. A apuração contará com 20 jurados e dois suplentes, que vão definir as melhores apresentações dos grupos Especial, B e C. Enquanto o destino das escolas não é definido, os carros alegóricos estão ao ar livre na Avenida Feliciano Sodré, no Centro.

Ao todo serão avaliados nove quesitos das agremiações: bateria, samba enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegorias e adereços fantasia, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. Segundo a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), os jurados são historiadores ou artistas, ligados à cultura de maneira geral. Os currículos foram analisados pela comissão de carnaval.

Para Sandro Lopes, morador da Engenhoca, a União da Engenhoca deve ganhar o título do Grupo C. “Eu vi os desfiles e foi tudo muito lindo. Vou torcer pela minha comunidade”, comentou. Outras agremiações da cidade também ficaram entre as queridinhas do público, como por exemplo, a Império de Arariboia, que levou o enredo “Zé Katimba – Filho do Cordel, Pai do Samba” para a Rua da Conceição. A Combinado do Amor também está entre as favoritas com uma linda homenagem aos negros. Galo de Ouro, Banda Batistão e Fora de Casa, que homenageou Jorginho do Império, filho de um dos fundadores da Império Serrano, Mano Décio da Viola.

O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói (UESBN), Luciano Deodato, afirma que todas as agremiações têm chance. “Foi um carnaval bonito, todas as escolas desfilaram e todas vieram para brilhar, com disposição para ganhar. Fizeram um carnaval com capricho e um carnaval de renovação. Como presidente da união não tenho um favoritismo acredita que todas podem ganhar, até abrir os envelopes dos jurados todas estão brigando”, pontuou.

CARROS ALEGÓRICOS ESPALHADOS
Como aconteceu no ano passado, após os dias de festa, os carros alegóricos das escolas de Niterói foram deixados na Avenida Feliciano Sodré. A calçada ficou tomada de alegorias que ficaram na chuva, na porta de entrada do ‘barracão’. A quantidade de carros alegóricos foi tanta que uma faixa de rolamento da via também foi bloqueada com as composições. Sobre esse ordenamento urbano a Prefeitura de Niterói foi questionada, e não se manifestou até o fechamento dessa edição.

CARNAVAL FORTE
Foram 32 carnavais de bairros e cerca de 100 blocos desfilando pelas ruas. Nos bairros, cerca de 150 mil pessoas brincaram o carnaval. Nos blocos, estima-se que o número superou a casa dos 300 mil pessoas, entre moradores, visitantes e turistas.
A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), recolheu 45 toneladas de resíduos em locais de concentração de blocos e desfile. Além da grande quantidade de resíduos de varrição removida das ruas, foram recolhidas 96 toneladas de lixo das praias da cidade. A Secretaria de Ordem Pública atuou com uma média de 200 homens por dia na área oficial de desfile, cobertura em bairros e ordenamento de praias.
Somente no desfile das escolas de samba de Niterói, na Rua da Conceição, mais de 25 mil pessoas, que lotaram de ponta a ponta a avenida dos desfiles aplaudiram as escolas do Grupo A do município, além da Viradouro e da Cubango, que participam do carnaval do Rio, mas também se apresentaram em Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *